Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20760
Título: Educação sexual e mídia no contexto escolar
Autor(es): Ribeiro, Ivany Oswaldo de Sousa
Orientador(es): Magalhães, Vanderlei Leopold
Palavras-chave: Educação sexual para adolescentes
Internet
Comunicação de massa - Influência
Sex instruction for teenagers
Internet
Mass media
Data do documento: 1-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: RIBEIRO, Ivany Oswaldo de Sousa. Educação sexual e mídia no contexto escolar. 2012. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: O presente estudo teve como propósito analisar qual a influência que as mídias televisivas e a internet exercem na Educação Sexual dos adolescentes, verificando como isso reflete no espaço escolar, como também de esclarecer os riscos e consequências da iniciação sexual precoce, alertar sobre a influência das mídias no comportamento humano e na Educação Sexual visando contribuir para o auto-conhecimento dos alunos oferecendo meios para o exercício de sua sexualidade de maneira saudável e responsável. A pesquisa teve como objetivo investigar através da aplicação de um questionário com questões fechadas, o conhecimento dos alunos do nono ano A, B, C e E e dos professores do Colégio Estadual Santos Dumont - Ensino Fundamental e Médio, do município de Paranacity-PR como as mídias vem influenciando a Educação Sexual no contexto escolar. A partir dos dados coletados e tabulados, debates, discussões em grupos, obteve-se informações importantes sobre o grau de conhecimento dos adolescentes e professores sobre o tema em estudo, ou seja, como hoje a Educação Sexual está sendo desenvolvida e transmitida nas escolas e nos lares e também a influência midiática na busca da independência dos adolescentes que vivem em constantes conflitos. Desta maneira, concebe-se a escola como um veículo propício, por intermédio dos educadores, para oferecer aos alunos possibilidades de sanar dúvidas e ampliar conhecimentos, completando a educação sexual que recebem da família e sociedade bem como esclarecendo e ampliando o conhecimento sobre os aparatos midiáticos na construção da sexualidade e comportamento humano.
Abstract: The present study aimed to analyze the influence that television and internet medias play in adolescents' sexual education by checking how it reflects on the school, but also to clarify the risks and consequences of early sexual initiation, warn about the influence of medias in human behavior and sexual education to contribute to the self-knowledge students providing means for the exercise of their sexuality in a healthy and responsible. The research aimed to investigate through a questionnaire with closed questions, the knowledge of students in ninth grade A, B, C and E and the teachers of the State College Santos Dumont Elementary and High School, the city of Paranacity PR-how medias has influenced the Sexual Education in school context. From the data collected and tabulated, debates, group discussions, we obtained important informations about the degree of knowledge of adolescents and teachers on the topic in study, as today the Sexual Education is being developed and transmitted in schools and in homes and also the influence of the medias in seeking independence of teenagers that live in constant conflicts. Thus, the school is conceived as a suitable vehicle through educators to offer students opportunities to answer questions, and expand knowledge, completing the sex education they receive from family and society as well as clarifying and expanding knowledge about apparatuses media in the construction of sexuality and human behavior.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20760
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2012_07.pdf915,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.