Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20754
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Iara da Silva
dc.date.accessioned2020-11-24T14:13:51Z-
dc.date.available2020-11-24T14:13:51Z-
dc.date.issued2013-04-05
dc.identifier.citationLIMA, Iara da Silva. Uso do jornal em sala de aula como material didático nas aulas de língua portuguesa. 2012. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20754-
dc.description.abstractThis paper presents the results of a survey of experience Proposes that the use of the resources journalistic texts that assist in the class room work. This monograph points out the Importance of using the newspaper in English language classes as a teaching resource and may Diversify and streamline classes Facilitating the teaching-learning process. The research also Aimed to understand the challenge of the teacher in choosing the most attractive methods for discipline. The research is descriptive, so that one could understand the object of study, we used to study on the use of journalistic genres in school, as well as field research, literature and through the network of internet. For such, this research was built from the referential Suassuna (1995), Freinet (1987), Marcuchi (2002), Faria (1989), among others. Aiming to support the achievement of this research was Conducted, in addition to literature review, field research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectLeitura de jornaispt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectNewspaper readingpt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.titleUso do jornal em sala de aula como material didático nas aulas de língua portuguesapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa com experiência que propõe o uso de textos jornalísticos como recursos que auxiliam o trabalho em sala de aula. Esta monografia aponta a importância do uso do jornal nas aulas de língua portuguesa, como recurso didático, podendo diversificar e dinamizar as aulas, facilitando o processo ensino-aprendizagem. A pesquisa também visou compreender o desafio do professor na escolha de métodos mais atrativos para a disciplina. A pesquisa é descritiva e, para que se pudesse compreender o objeto de estudo, recorreu-se ao estudo sobre o uso de gêneros jornalísticos na escola, bem como pesquisas de campo, bibliográficas e por meio da rede de internet. Para tal, essa investigação se construiu a partir dos referenciais de Suassuna (1995), Freinet (1987), Marcuchi (2002), Faria (1989), entre outros autores. Visando fundamentar a realização da presente pesquisa, foi realizada, além da revisão bibliográfica, uma pesquisa de campo.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Nelson dos
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_I_2012_11.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.