Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20746
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTarga, Vera Lúcia
dc.date.accessioned2020-11-24T14:13:07Z-
dc.date.available2020-11-24T14:13:07Z-
dc.date.issued2013-04-09
dc.identifier.citationTARGA, Vera Lúcia. Alfabetização de jovens e adultos na contemporaneidade. 2012. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20746-
dc.description.abstractThis paper presents an analysis of the political and methodological aspects of how to find the Youth and Adult Literacy today, based on the Literacy and literacy Municipal School Hector Furtado de Alencar de Assis Chateaubriand - PR. This paper discusses the importance of literacy for youth and adults, for the development of the subject in all aspects: human, social, economic and cultural. At first, we present a bibliographic study on the subject, with regard to the evolution of adult literacy over the years, more precisely, in the political and methodological. After, discusses a study conducted through a field research with students and teachers of literacy, in a qualitative way. The paper also describes the relationship between what can be observed in the literature, in the political, social and methodological with the exercise to practice in classrooms, in addition to addressing the legal issues that constitute literacy are indeed well as the main difficulties that the educational process is done with quality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectAlfabetização de adultospt_BR
dc.subjectEnsino - Legislaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem de adultospt_BR
dc.subjectAdult literacypt_BR
dc.subjectEducational law and legislationpt_BR
dc.subjectAdult learningpt_BR
dc.titleAlfabetização de jovens e adultos na contemporaneidadept_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise dos aspectos políticos e metodológicos de como se encontra a Alfabetização de Jovens e Adultos na atualidade, tendo como base os Alfabetizadores e Alfabetizandos da Escola Municipal Heitor de Alencar Furtado de Assis Chateaubriand - PR. Este trabalho aborda a importância da alfabetização de Jovens e adultos, para o desenvolvimento do sujeito em todos os aspectos: humano, social, econômico e cultural. No primeiro momento, apresenta-se um estudo bibliográfico sobre a temática, no que se refere à evolução da alfabetização de adultos no decorrer dos anos, mais precisamente, no campo político e metodológico. Após, aborda um estudo realizado através de uma pesquisa de campo com professores e alunos da alfabetização, de forma qualitativa. O trabalho apresenta ainda a relação existente entre o que se pôde observar no levantamento bibliográfico, no âmbito político, social e metodológico com o exercício da prática nas salas de aula, além de abordar as questões legais para que a alfabetização se constitua de fato, bem como as principais dificuldades para que o processo educativo seja feito com qualidade.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Nelson dos
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2012_18.pdf2,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.