Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20710
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, João da Mata Alves da
dc.date.accessioned2020-11-24T14:10:03Z-
dc.date.available2020-11-24T14:10:03Z-
dc.date.issued2012-12-14
dc.identifier.citationSILVA, João da Mata Alves da. O lúdico como metodologia para o ensino de crianças com deficiência intelectual. 2012. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20710-
dc.description.abstractThis work was the subject of playful use as a pedagogical resource in the teaching of children with intellectual disabilities, with a focus on the children of the State School Little Prince, the Municipality of Alto Piquiri. Displays ludo educational toys and games, as well as its evolution as a methodological resource. Stresses the importance of games in the teaching of children, especially those have limitations in their learning. Discusses the process of learning and inclusion of the child with intellectual disabilities, emphasizing the importance of inclusion for learning to occur. Displays the play through the game of chess as a resource efficient in teaching intellectually disabled children, and the importance of practice in schools as a teaching aid. Complemented by field research, the study found, through interviews and observations, the chess game used for teaching children with intellectual disabilities is of great importance. Brings as a result of the improvement in study skills development and learning of diverse curricula of children who participate in recreational activities, like playing chess.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectDeficiências do desenvolvimentopt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectMainstreaming in educationpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectDevelopmental disabilitiespt_BR
dc.titleO lúdico como metodologia para o ensino de crianças com deficiência intelectualpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática a utilização do lúdico como recurso pedagógico no processo de ensino das crianças que apresentam deficiência intelectual, com foco nas crianças da Escola Estadual Pequeno Príncipe, do Município de Alto Piquiri. Apresenta brinquedos e jogos ludo pedagógicos, bem como sua evolução como recurso metodológico. Destaca a importância dos jogos no processo de ensino das crianças, em especial das que apresentam limitações em suas aprendizagens. Discute o processo de inclusão e aprendizagem da criança que apresenta deficiência intelectual, ressaltando a importância da inclusão para que ocorra a aprendizagem. Apresenta o lúdico, através do jogo de xadrez, como recurso eficiente no processo de ensino das crianças deficientes intelectuais, bem como a importância de sua prática nas escolas como contribuição pedagógica. Complementado pela pesquisa de campo, o estudo verificou, por meio de observações e entrevista, que o jogo de xadrez utilizado para o ensino de crianças com deficiência intelectual é de grande importância. Traz como resultado do estudo a melhoria no desenvolvimento de habilidades e na aprendizagem de diversos conteúdos curriculares das crianças que participam das atividades lúdicas, como o jogo de xadrez.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Sandmann, André
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2012_33.pdf311,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.