Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20688
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Alessandra
dc.date.accessioned2020-11-24T14:08:23Z-
dc.date.available2020-11-24T14:08:23Z-
dc.date.issued2018-06-01
dc.identifier.citationALVES, Alessandra. A importância dos jogos na disciplina de geografia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20688-
dc.description.abstractThis work presents the report of an experience on the use of play activities in Geography teaching with the students of the 7th grade of the Adélia Rossi Arnaldi State College in Paranavaí-PR, aiming to highlight the importance of working in classroom with other educational didactic resources in teaching learning, in order to arouse interest and facilitate student learning. For the accomplishment of this research was used the technique of the qualitative research, of the type study of case. The playful can be used as a way to bring about a more pleasant and meaningful learning, stimulating the knowledge, and thus, the development of the child. During the application of the games, being a memory game of States and capitals and puzzle of Brazilian maps, there were errors and correctness, but the student can reverse this result, doing again, where they had to practice the logical reasoning for the development of this activity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectQuebra-cabeçaspt_BR
dc.subjectMapaspt_BR
dc.subjectRaciocíniopt_BR
dc.subjectPuzzlespt_BR
dc.subjectMapspt_BR
dc.subjectReasoningpt_BR
dc.titleA importância dos jogos na disciplina de geografiapt_BR
dc.title.alternativeThe importance of games in the discipline of geographypt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o relato de uma experiência sobre o uso das atividades lúdicas no ensino da Geografia com os alunos do 7º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Adélia Rossi Arnaldi, em Paranavaí-PR, tendo como objetivo, destacar a importância de se trabalhar em sala de aula com outros recursos didáticos pedagógicos no ensino aprendizagem, a fim de despertar o interesse e facilitar o aprendizado dos alunos.Para a realização dessa pesquisa foi utilizada a técnica da pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. O lúdico pode ser usado como uma forma de provocar uma aprendizagem mais prazerosa e significativa, estimulando o conhecimento, e assim, o desenvolvimento da criança. Durante a aplicação dos jogos, sendo eles, jogo de memória de Estados e capitais e quebracabeça de mapas brasileiros, houve erros e acertos, porém o aluno pode reverter esse resultado, fazendo de novo, onde tiveram que praticar o raciocínio logico para o desenvolvimento dessa atividade.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Cedran, Jaime da Costa
dc.contributor.referee1Cedran, Jaime da Costa
dc.contributor.referee2Lima, Ivone Teresina Carletto de
dc.contributor.referee3Santos, Nelson dos
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
importanciajogosdisciplinageografia.pdf1,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.