Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20684
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Luciano Leonardo da
dc.date.accessioned2020-11-24T14:08:05Z-
dc.date.available2020-11-24T14:08:05Z-
dc.date.issued2015-10-30
dc.identifier.citationSILVA, Luciano Leonardo da. Utilização de tecnologias no ensino de matemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20684-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.titleUtilização de tecnologias no ensino de matemáticapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO ensino de Matemática utilizando uma metodologia tradicional e apresentado de forma abstrata pode ter como resultado dificuldades de aprendizagem dos alunos. Por essa razão é muito importante à busca por novos métodos para o ensino de Matemática dentre eles a utilização de mídias e tecnologias que têm se mostrado bastante promissoras. Desta forma o foco do artigo foi apresentar um recurso tecnológico para o desenvolvimento de um conteúdo matemático. A metodologia consistiu em apresentar o conteúdo teórico, seguido do desenvolvimento de atividades utilizando o programa computacional Excel, empregado para construção de gráficos. Optou-se por esta ferramenta por apresentar-se de fácil acesso aos alunos e também pela ampla utilização que possui em diversas áreas do conhecimento. Com o objetivo de verificar se esta ferramenta possibilitou um melhor entendimento do conteúdo foi aplicado um questionário, em que os alunos responderam as questões se se identificarem, de forma que pudessem se expressar quanto a satisfação com as atividades desenvolvidas. Os resultados confirmam a importância do desenvolvimento de atividades diferenciadas durante a apresentação de cada conteúdo,e os alunos afirmaram que a utilização do programa facilitou o entendimento do conteúdo, sendo considerado como um recurso excelente por mais de 60 % dos alunos. Estes confirmaram que teriam maior facilidade no entendimento matemático se outros conteúdos também utilizassem de ferramentas tecnológicas. Dessa forma é de grande importância que os profissionais da educação tenham uma formação continuada, de forma que sejam capazes de desenvolver estas atividades com maior frequência e eficácia.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Sandmann, André
dc.contributor.referee1Sandmann, André
dc.contributor.referee2Sandmann, André
dc.contributor.referee3Sandmann, André
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_92.pdf852,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.