Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20655
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedrado, Glaucia Cristina da Rocha
dc.date.accessioned2020-11-24T14:06:11Z-
dc.date.available2020-11-24T14:06:11Z-
dc.date.issued2018-05-25
dc.identifier.citationMEDRADO, Glaucia Cristina da Rocha. O lugar da afetividade no processo ensino aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental I. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20655-
dc.description.abstractThis work had as its theme the affectivity. Therefore, its main objective was to reflect on the possible influences exerted by the affectivity. In the teaching-learning process in students of the initial years of Elementary School I. Thus, this research is justified by the recognition of the affectivity as a primordial element in the interrelationships (and also the main theories that directly serve Education. It was used a qualitative research by the convergence with the approach allowing the application of an exploratory method for the bibliographic survey, thus seeking to evidence the existing findings but also possible gaps. The results revealed affectivity, a pertinent theme and present in the discussions focused on Education. According to the research question: what teachers’ attitudes do the students consider affective and promote learning? - it was possible to infer that although the relationships are affective, attitudes that aroused feelings of pleasant or unpleasant tonalities of the teachers are not directly related to caresses or caresses, but rather to how attentive they are, with clear and organized objectives, students as well as enabling the teacher while having mastery of content greater freedom to deal with unforeseen situations and, with that having a more technical performance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectEducação afetivapt_BR
dc.subjectAnálise de interação na educaçãopt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.subjectAffective educationpt_BR
dc.subjectInteraction analysis in educationpt_BR
dc.titleO lugar da afetividade no processo ensino aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental Ipt_BR
dc.title.alternativeThe place of the teaching-learning process in the initial years of elementay schoolpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática a afetividade. Para tanto, seu objetivo principal foi refletir a respeito das possíveis influências exercidas pela afetividade no processo ensino-aprendizagem em alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental I. Assim, esta pesquisa se justifica pelo reconhecimento da afetividade enquanto elemento primordial nas inter-relações humanas em diferentes áreas do conhecimento essencialmente na Educação. Para os procedimentos metodológicos da pesquisa foram utilizadas fontes de pesquisa que têm contribuído para expansão do tema e, também as principais teorias que servem diretamente à Educação. Foi utilizada pesquisa de natureza qualitativa pela convergência com a abordagem permitindo a aplicação de método exploratório para o levantamento bibliográfico buscando com isso, evidenciar os achados já existentes mas também possíveis lacunas. Os resultados revelaram ser a afetividade, tema pertinente e presente nas discussões voltadas à Educação. Conforme a pergunta de pesquisa: que atitudes dos professores os alunos consideram afetivas e promovem a aprendizagem? – foi possível inferir que apesar das relações serem afetivas, atitudes que suscitaram sentimentos de tonalidades agradáveis ou desagradáveis dos professores não estão diretamente ligadas a mimos ou afagos, mas sim no quanto se mostram atenciosos, com objetivos claros e organizados, pois, transmite segurança aos alunos além de possibilitar ao professor enquanto tem domínio dos conteúdos maior liberdade para lidar com situações imprevistas e, com isso ter uma atuação mais técnica.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Wojslaw, Eliane Bianchi
dc.contributor.referee1Wojslaw, Eliane Bianchi
dc.contributor.referee2Santos, Nelson dos
dc.contributor.referee3Bortoli, Marlene Magnoni
dc.contributor.referee4Hlenka, Vanessa
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
afetividadeprocessoensinoaprendizagem.pdf436,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.