Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20648
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFranca, Florismeia Santos de Jesus
dc.date.accessioned2020-11-24T14:05:46Z-
dc.date.available2020-11-24T14:05:46Z-
dc.date.issued2018-06-09
dc.identifier.citationFRANCA, Florismeia Santos de Jesus. O uso do ambiente virtual de aprendizagem na educação básica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20648-
dc.description.abstractThis article presents an analysis of the Virtual Learning Environment (AVA), as a pedagogical-didactic mediation tool in the teaching and learning processes, for students of the fine series of Elementary and Secondary Education. The methodology used was a bibliographical research, interview and questionnaire applied to students from public schools in the city of Mata de São João-BA, who are attending the technological superior course in Hospitality in the EAD mode of the Federal Institute of Alagoas IF-Al. Aiming to understand the behavior of students who use learning learning platforms for their studies, in the face of social stimuli or their needs. In addition, to reflect on what the use of Virtual Environment Collaborative Learning contributed to the abilities of research, reading, interpretation, better integration of concepts and formation of meanings in students and the main elements for teachers to use, diversify the production of multimedia didactic materials.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectMotivação na educaçãopt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectMotivation in educationpt_BR
dc.titleO uso do ambiente virtual de aprendizagem na educação básicapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta uma análise do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), como ferramenta de mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem, para alunos das series finas do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, entrevista e questionário aplicado a alunos oriundos de escolas publicas do município de Mata de São João-BA, que estão frequentando o curso superior tecnológico em Hotelaria na modalidade EaD do Instituto Federal de Alagoas IF-Al. Tendo como objetivo compreender o comportamento dos alunos que utilizam plataformas de ensino aprendizagem para seus estudos, em face aos estímulos sociais ou suas necessidades. Além disso, refletir sobre no que o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem Colaborativa contribuiu para as habilidades de pesquisa, de leitura, interpretação, melhor integração de conceitos e formação de significados nos alunos e os principais elementos para os professores utilizarem, a fim de, diversificar a produção de materiais didáticos multimídia.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Ivone Teresinha Carletto
dc.contributor.referee1Lima, Ivone Teresinha Carletto
dc.contributor.referee2Hlenka, Vanessa
dc.contributor.referee3Sandmann, André
dc.contributor.referee4Fujiki, Yuka Kamila de Oliveira
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
usoambientevirtualaprendizagem.pdf634,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.