Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20591
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCheiran, Tania Maria
dc.date.accessioned2020-11-24T14:03:05Z-
dc.date.available2020-11-24T14:03:05Z-
dc.date.issued2015-10-09
dc.identifier.citationCHEIRAN, Tania Maria. O brinquedo como instrumento de aprendizagem nas séries iniciais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20591-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPlaypt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleO brinquedo com instrumento de aprendizagem nas séries iniciaispt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo da elaboração deste artigo é demonstrar resultados obtidos através de estudos e pesquisa, por ocasião do término do Curso de Especialização em Educação: Métodos e técnicas de Ensino. No processo de busca de ampliação de um conhecimento que possa somar, a educação através da aplicação das ciências nela intrínseca, demonstra a necessidade de se ultrapassar as barreiras e dificuldades inerentes da ação educativa, como início de um caminho que produza novas aprendizagens. Nessa perspectiva que busca diferenciados instrumentos pedagógicos, encontramos o jogo e a brinquedo como componentes desse sistema, onde o crescimento da criança é proporcionado pela constante busca do saber. Utilizar essa prática pedagógica leva a criança a aprimorar, ampliar e desenvolver habilidades cognitivas, psicomotoras e afetivas dentro do cotidiano escolar, estabelecendo relações que produzam a percepção do fazer, e do compreender, trazendo às séries iniciais, princípios metodológicos que colaborem no seu desenvolvimento como ser humano, da inteligência e, de várias abordagens com alta relevância na construção do conhecimento infantil.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Wrasse, Carlos Laercio
dc.contributor.referee1Wrasse, Carlos Laercio
dc.contributor.referee2Wrasse, Carlos Laercio
dc.contributor.referee3Wrasse, Carlos Laercio
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_146.pdf879,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.