Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20588
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Dias, Sara Cristina Aguiar | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T14:02:59Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T14:02:59Z | - |
dc.date.issued | 2015-10-16 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Sara Cristina Aguiar. A experimentação no ensino da química inorgânica: ácido e base. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20588 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Química inorgânica | pt_BR |
dc.subject | Química - Experiências | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Chemistry, Inorganic | pt_BR |
dc.subject | Chemistry - Experiments | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Methodology | pt_BR |
dc.title | A experimentação no ensino da química inorgânica: ácido e base | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino da Química procura formar cidadãos críticos e perspicazes, que mudam e compreendem a realidade. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é promover no educando o interesse pela disciplina, pautada em uma metodologia que busca relacionar o conteúdo e o cotidiano do aluno. A teoria é de fundamental importância para a interpretação dos conteúdos, porém é necessárias metodologias de aplicação concretas que permita uma maior absorção dos conteúdos. A pesquisa foi realizada por meio de questionário aplicado a professores na disciplina de química no ensino médio. Foram abordados diversos temas, com ênfase na experimentação, as dificuldades no ensino/aprendizagem da química, o uso da biblioteca, de artigos científicos, de recursos audiovisuais e as propostas para melhorar a educação. Os resultados obtidos são apresentados graficamente e numericamente, demonstrando as dificuldades e/ou necessidades existentes na educação básica. Os resultados apontam que a maior dificuldade encontrada no ensino da química é a falta de interesse dos alunos, que alcança setenta por cento dos alunos. Outro fator que chama a atenção é que setenta por cento dos professores consideram importante trabalhar as atividades experimentais, mas apenas trinta por cento que não tem dificuldade na realização da mesma. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça | - |
dc.contributor.referee1 | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça | - |
dc.contributor.referee2 | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça | - |
dc.contributor.referee3 | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_II_2014_134.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.