Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20586
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Camargo, Sandra Regina | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T14:02:55Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T14:02:55Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-11 | |
dc.identifier.citation | CAMARGO, Sandra Regina. o lúdico na prática pedagógica na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20586 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Ensino criativo | pt_BR |
dc.subject | Educational games | pt_BR |
dc.subject | Play | pt_BR |
dc.subject | Creative teaching | pt_BR |
dc.title | O lúdico na prática pedagógica na educação infantil | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo traz como temática “o lúdico na prática pedagógica na educação infantil” na contextualização, através dos instrumentos que norteiam a construção do conhecimento do educando, a partir dos pressupostos que promovem o desenvolvimento das habilidades fundamentais no processo ensino-aprendizagem como um todo. Dessa forma, este estudo tem como objetivo principal trabalhar do lúdico na prática pedagógica no contexto da educação infantil e os reflexos dessa prática em seu desenvolvimento enquanto educando. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica visando trabalhar os assuntos pertinentes para esse entendimento.Sendo assim, a história do brincar, o lúdico na educação infantil, a importância da brincadeira para o aprendizado e outros conteúdos relacionados foram construindo as ideias para o entendimento de que as brincadeiras devem ter objetivos pedagógicos favorecendo toda a prática pedagógica e o processo de ensino-aprendizagem como um todo tornando o aluno mais participativo. Na concepção de Educação Infantil destaca-se que é através dos jogos lúdicos e das brincadeiras que a criança se insere no processo ensino aprendizagem, portanto, tais atividades contribuem de forma concisa para o enriquecimento cognitivo dos educandos formulando ações que desenvolvam as experiências trabalhadas dentro da sala de aula, favorecendo a construção do conhecimento dos alunos e suas vivências. O presente estudo desenvolveu-se através da pesquisa bibliográfica qualitativa em artigos científicos, periódicos e em alguns autores que discorrem sobre o tema e a pesquisa de campo por meio de questionário apresentado aos professores e alunos. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso | |
dc.contributor.referee1 | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso | |
dc.contributor.referee2 | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso | |
dc.contributor.referee3 | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_II_2014_131.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.