Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20569
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNakagawa, Juliana Kelly Morelli
dc.date.accessioned2020-11-24T14:02:23Z-
dc.date.available2020-11-24T14:02:23Z-
dc.date.issued2015-10-23
dc.identifier.citationNAKAGAWA, Juliana Kelly Morelli. A tecnologia e a educação: uma realidade levantada em três escolas de um município do norte do Paraná. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20569-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectComunicação de massa - Programas educacionaispt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectTelevisão e criançaspt_BR
dc.subjectMedia programs (Education)pt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectTelevision and childrenpt_BR
dc.titleA tecnologia e educação: uma realidade levantada em três escolas de um município do norte do Paranápt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa aplicada em três escolas no município de Curiúva no Estado do Paraná, com a intenção de levantar as percepções dos atores sociais sobre o papel das tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC´s) nos espaços escolares. A ideia foi de levantar diferenças e semelhanças de entender como os recursos de tecnologia podem ajudar os estudantes no seu dia a dia e, por consequência,o professor em suas atividades de ensino. A pesquisas foi exploratória e a entrevista foi de caráter de semiestruturada. O tratamento de dados ocorreu por meio de análise do discurso do sujeito. Os atores pesquisador foram pedagogos, professores e responsáveis pelos laboratórios de Informática dessas escolas estudadas. Os resultados apontam para uma boa consciência destes personagens pesquisados indicando que eles percebem claramente a importância que as TI´s representam para a escola e para os alunos. Os resultados também comprovam que as políticas públicas voltadas para a implantação de infraestruturas de informática em escolas públicas estão muito aquém do esperado e do considerado mínimo para a dignidade do estudante e do professor em escolas públicas.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Berghauser, Neron Alipio Cortes
dc.contributor.referee1Berghauser, Neron Alipio Cortes
dc.contributor.referee2Berghauser, Neron Alipio Cortes
dc.contributor.referee3Berghauser, Neron Alipio Cortes
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_80.pdf923,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.