Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20558
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMatos, Silvania Silva de
dc.date.accessioned2020-11-24T14:02:06Z-
dc.date.available2020-11-24T14:02:06Z-
dc.date.issued2018-06-09
dc.identifier.citationMATOS, Silvania Silva de. A inserção dos estudos afro-brasileiros e indígenas no currículo das escolas de ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20558-
dc.description.abstractThe present investigation emerged from the need to open discussions about the mandatory implementation of the Teaching of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in the elementary schools of public and private networks throughout the national territory, highlighting, in particular, the Ivonice Municipal School Costa Sotero, an institution located around a community remaining quilombo. This investigation analyzes the difficulties faced in the referred school for the implementation of the contents referring to the History of the Afro-descendant and Indigenous peoples in the classes of the 6th to the 9th year of the final series of Basic Education. It also addresses the challenges só that the theme is not only summarized in interdisciplinary projects of folk celebratory dates and adaptation of the Curriculum in order to comply with Law 11.645 / 08. Given this context, it refers to a critical reflection of school institutions in the construction of ethnic-racial and cultural concepts and values. Based on this assumption, it is expected that the proposal described will promote understanding in the face of the magnitude of the problematic and the indispensable role of the school in making possible the historical rescue involving the Afro-Brazilian and Indigenous peoples.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRelações étnicaspt_BR
dc.subjectMulticulturalismpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEthnic relationspt_BR
dc.titleA inserção dos estudos afro-brasileiros e indígenas no currículo das escolas de ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe insertion of afro-brazilian and indigenous studies in the circulation of elementary schoolspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa surgiu da necessidade de abrir discussões em torno da implementação obrigatória do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígenas nas escolas do ensino fundamental das redes pública e privada em todo território nacional, evidenciando, particularmente, a Escola Municipal Ivonice Costa Sotero, instituição localizada ao entorno de uma comunidade remanescente de quilombo. Este trabalho analisa as dificuldades enfrentadas na referida escola para implementação dos conteúdos referentes a História dos povos Afrodescendentes e Indígenas nas turmas do 6º ao 9º ano das séries finais do Ensino fundamental. Trata também dos desafios para que a temática não se resuma apenas em projetos interdisciplinares de datas comemorativas folclóricas e adaptação do Currículo para que se cumpra a Lei 11.645/08. Diante desse contexto, este estudo nos remete a uma reflexão crítica das instituições escolares na construção de conceitos e valores étnicoraciais e culturais. Partindo desse pressuposto, espera-se que a proposta descrita promova a compreensão diante da amplitude da problemática e do imprescindivel papel da escola em tornar possível o resgate histórico envolvendo os povos afrobrasileiros e indígenas.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Nelson dos
dc.contributor.referee1Santos, Nelson dos
dc.contributor.referee2Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.contributor.referee3Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
dc.contributor.referee4Cruz, Magda Santos da
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estudosafroindigenasescolas.pdf651,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.