Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20545
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Mohler, Dione Elenice | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T14:01:49Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T14:01:49Z | - |
dc.date.issued | 2015-10-09 | |
dc.identifier.citation | MOHLER, Dione Elenice. A utilização da linguagem cartográfica na disciplina de geografia no ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20545 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino criativo | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Methodology | pt_BR |
dc.subject | Creative teaching | pt_BR |
dc.subject | Learning strategies | pt_BR |
dc.title | A utilização da linguagem cartográfica na disciplina de geografia no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo principal das pesquisas que abordam as representações cartográficas consiste em se estabelecer uma articulação entre o conteúdo e a forma, utilizando a linguagem cartográfica como recurso de visualização, descrição e análise da dinâmica e distribuição de fenômenos geográficos, para promover a formulação de conhecimentos, conceitos e valores. Diferentes trabalhos realizados no âmbito da Ciência Geográfica têm apontado uma série de dificuldades em trabalhar a linguagem cartográfica no ensino fundamental, nesse sentido a presente pesquisa, busca apresentar metodologias de ensino e aprendizagem que auxiliem na busca por diferentes formas didáticas de elaborar e interpretar mapas, imagens, charges ligadas aos conhecimentos geográficos. Entende-se que não é adequado que nas aulas de Geografia o conteúdo "Cartografia" seja apenas comentado e sim este e a sua linguagem cartográfica seja ensinado e compreendido pelos alunos, para que por meio de mapas e diferentes imagens, os educandos possam ver e interpretar a realidade do mundo globalizado. O crescimento do interesse pela representação do espaço geográfico está relacionado aos atuais recursos disponíveis para sua representação, considerando se que hoje os produtos cartográficos possibilitam informar e visualizar a organização do espaço de maneira mais dinâmica e abrangente. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rocha, Anderson Sandro da | |
dc.contributor.referee1 | Rocha, Anderson Sandro da | |
dc.contributor.referee2 | Rocha, Anderson Sandro da | |
dc.contributor.referee3 | Rocha, Anderson Sandro da | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_II_2014_38.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.