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dc.creatorMohler, Dione Elenice
dc.date.accessioned2020-11-24T14:01:49Z-
dc.date.available2020-11-24T14:01:49Z-
dc.date.issued2015-10-09
dc.identifier.citationMOHLER, Dione Elenice. A utilização da linguagem cartográfica na disciplina de geografia no ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20545-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectEnsino criativopt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectCreative teachingpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.titleA utilização da linguagem cartográfica na disciplina de geografia no ensino fundamentalpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo principal das pesquisas que abordam as representações cartográficas consiste em se estabelecer uma articulação entre o conteúdo e a forma, utilizando a linguagem cartográfica como recurso de visualização, descrição e análise da dinâmica e distribuição de fenômenos geográficos, para promover a formulação de conhecimentos, conceitos e valores. Diferentes trabalhos realizados no âmbito da Ciência Geográfica têm apontado uma série de dificuldades em trabalhar a linguagem cartográfica no ensino fundamental, nesse sentido a presente pesquisa, busca apresentar metodologias de ensino e aprendizagem que auxiliem na busca por diferentes formas didáticas de elaborar e interpretar mapas, imagens, charges ligadas aos conhecimentos geográficos. Entende-se que não é adequado que nas aulas de Geografia o conteúdo "Cartografia" seja apenas comentado e sim este e a sua linguagem cartográfica seja ensinado e compreendido pelos alunos, para que por meio de mapas e diferentes imagens, os educandos possam ver e interpretar a realidade do mundo globalizado. O crescimento do interesse pela representação do espaço geográfico está relacionado aos atuais recursos disponíveis para sua representação, considerando se que hoje os produtos cartográficos possibilitam informar e visualizar a organização do espaço de maneira mais dinâmica e abrangente.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Anderson Sandro da
dc.contributor.referee1Rocha, Anderson Sandro da
dc.contributor.referee2Rocha, Anderson Sandro da
dc.contributor.referee3Rocha, Anderson Sandro da
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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