Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20537
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Euzilene Carvalho da | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T14:01:40Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T14:01:40Z | - |
dc.date.issued | 2015-10-09 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Euzilene Carvalho da. A importância da literatura na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20537 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Aquisição de linguagem | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Arte de contar histórias | pt_BR |
dc.subject | Language acquisition | pt_BR |
dc.subject | Child development | pt_BR |
dc.subject | Storytelling | pt_BR |
dc.title | A importância da literatura na educação infantil | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem por objetivo problematizar o ensino da literatura infantil visando um desenvolvimento integral, por meio de valores humanos, sociais, filosóficos e artísticos. Através da pesquisa bibliográfica foi investigada a opinião de alguns autores entre eles: Vygotsky, Wallon, Emília Ferreiro, Piaget e outros, sobre como a criança se apropria do pensamento e da linguagem através da literatura infantil. Buscou-se problematizar a concepção do professor, diante do seu trabalho com a literatura infantil na primeira infância, através de questionários realizados com os mesmos. Procurou-se conhecer sua ação pedagógica e por meio de gráficos foram demonstrados os dados. Acredita-se que este trabalho seja relevante e de importância social, pois enfatiza a necessidade de utilizar a literatura infantil na formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade onde estão inseridos. A história infantil contribui nesta formação uma vez que desperta a curiosidade, a afetividade, o imaginário, e o senso de raciocínio lógico, levando a criança a se utilizar dos conhecimentos prévios para a aquisição de novos conhecimentos de mundo. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Janete Santa Maria | |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Janete Santa Maria | |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Janete Santa Maria | |
dc.contributor.referee3 | Ribeiro, Janete Santa Maria | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_II_2014_51.pdf | 354,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.