Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2053
Título: Comparação da variação de temperatura interna de um ambiente revestido com telhado verde e um com telhado convencional
Autor(es): Vieira, Thomas Jeferson
Fleischfresser, Luciano
Prudente, Lucas Augusto
Palavras-chave: Telhados
Controle de temperatura
Sustentabilidade
Gramínea
Roofs
Temperature control
Sustainability
Grasses
Data do documento: 2016
Câmpus: Campo Mourao
Citação: VIEIRA, Thomas Jeferson; FLEISCHFRESSER, Luciano; PRUDENTE, Lucas Augusto. Comparação da variação de temperatura interna de um ambiente revestido com telhado verde e um com telhado convencional. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA AMBIENTAL, 14.; FÓRUM LATINO AMERICANO DE ENGENHARIA E SUSTENTABILIDADE, 2.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AMBIENTAL - CENTRO-OESTE, 1., 2016, Brasília. Anais eletrônicos... Brasília, 2016. Disponível em: <http://soac.unb.br/index.php/ENEEAmb/ENEEAmb2016/paper/viewFile/4836/1253>. Acesso em: 08 dez. 2016.
Resumo: A diminuição de áreas verdes em ambientes urbanos pode afetar negativamente o conforto térmico em microescala, sendo necessário um gasto futuro a fim de proporcionar uma temperatura agradável dentro de residências. Este trabalho teve como objetivo apresentar uma comparação da variação das temperaturas internas de um ambiente com telhado coberto por grama formando uma cobertura verde extensiva em relação a um telhado convencional de fibrocimento. Para a realização do experimento foram construídos dois cômodos nas mesmas dimensões com madeira de compensado naval, diferindo apenas na composição do telhado. Os módulos de telhado verde consistiram em uma caixa de madeira, sobreposta por uma camada de impermeabilização, uma camada de filtragem, substrato e placas de grama Zoysia japônica da família Poaceae. Ambos os cômodos estiveram expostos as mesmas condições durante todo o experimento, a fim de se verificar o comportamento das temperaturas internas medidas com termômetros digitais. Durante o período em que o experimento se sucedeu, de 16 de Abril a 17 de Julho, observou-se que o cômodo com telhado verde apresentou uma amplitude menor de variação de temperatura em relação ao cômodo com fibrocimento. Isto é, durante os momentos de maior aquecimento o telhado verde apresentou uma temperatura mais baixa, e nos períodos de pouca ou nenhuma radiação solar, o telhado verde em sua maioria das vezes não chegou a esfriar tanto como o de fibrocimento. Notou-se também que o telhado convencional tendeu a esfriar mais rápido com o chegar da noite.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2053
Aparece nas coleções:PCS - Trabalhos publicados em Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENEEAMB_Vieira, Thomas Jeferson_2016.pdf528,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons