Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20529
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Juliane Aparecida de Melo
dc.date.accessioned2020-11-24T14:01:33Z-
dc.date.available2020-11-24T14:01:33Z-
dc.date.issued2015-10-23
dc.identifier.citationSILVA, Juliane Aparecida de Melo. O jornal como ferramenta didática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20529-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectPensamento críticopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectCritical thinkingpt_BR
dc.titleO jornal como ferramenta didáticapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente artigo constitui - se na produção de trabalho para a conclusão do curso de pós graduação em Educação - Métodos e Técnicas de ensino. A produção de jornais escolares não é experiência recente. Janusz Korczak e Célestian Freinet, já utilizavam em seus métodos de ensino em meio a turbulentos conflitos do século passado. Apropriar - se de condições sócio educativas na qual compõem o trabalho com o jornal, juntamente com as tecnologias é um avanço para as práticas pedagógicas de Freinet e Korczak. Atualmente a prática do jornal como ferramenta didática, encontra - se em projetos autônomos de escolas, em programas das esferas públicas federais, estaduais e municipais e em iniciativas privadas. Não obstante a sua produção no Brasil e ineloquente frente à iniciativa de demais países no mundo. A prática com jornal tem contribuído para a disseminação de ideias, formação do sujeito crítico, envolvido com as questões político-sociais no mundo que o cercam. O resgate desta prática de utilização do jornal vem contribuir para o processo educacional voltado às ideias e valorização do homem em seu espaço social, possibilitando ao sujeito a liberdade, assim construindo e transformando ele próprio a realidade vivida. Portanto, este artigo contempla um estudo bibliográfico sobre essa ferramenta.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Janete Santa Maria
dc.contributor.referee1Ribeiro, Janete Santa Maria
dc.contributor.referee2Ribeiro, Janete Santa Maria
dc.contributor.referee3Ribeiro, Janete Santa Maria
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_81.pdf214,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.