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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20485
Título: | Viabilidade econômica do uso do biogás para mobilidade na fazenda Córrego Azul |
Título(s) alternativo(s): | Economic viability of the use of biogas for mobility in the Córrego Azul farm |
Autor(es): | Höfig, Pedro |
Orientador(es): | Lofhagen, Janaina Camile Pasqual |
Palavras-chave: | Suínos - Criadores Metano Sustentabilidade Swine breeds Methane Sustainability |
Data do documento: | 3-Mai-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | HÖFIG, Pedro. Viabilidade econômica do uso do biogás para mobilidade na fazenda Córrego Azul. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias da Cadeia Produtiva do Biogás) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019. |
Resumo: | Ao se considerar os resíduos como insumos, uma série de possibilidades de valorização converge para os mesmos objetivos: a diminuição dos custos, a adequação ambiental e a qualificação do trabalho humano. Quando resíduos orgânicos são submetidos ao processo de digestão anaeróbia visando sua estabilização para controlar problemas ambientais, um dos produtos criados é o biogás, que é fonte de energia térmica, elétrica e combustível veicular. Este trabalho objetivou analisar se é viável economicamente utilizar o biogás como combustível veicular para abastecer a frota da fazenda Córrego Azul, localizada no Mato Grosso do Sul. A viabilidade de longo prazo para o projeto foi realizada para um período de 10 anos. No caso dos investimentos, foi considerada a pressuposição de que os principais investimentos foram feitos no ano zero, como se fossem desembolsados os recursos necessários aos processos produtivos de uma só vez. Por simetria, foi vendido todo o estoque de capital inicial da empresa no final do último ano do horizonte considerado. Foram analisados três cenários, considerando diferentes produções de biogás e diferentes distância de transporte do produto. Em um cenário onde se utiliza o biogás de duas granjas e, por isso, se tem um maior investimento com o sistema de transporte e armazenamento de biogás, o Valor Presente Líquido e o Valor Presente Líquido Anualizados são positivos, mas a Taxa Interna de Retorno (TIR) ficou abaixo da taxa mínima de atratividade. No caso de se instalar o sistema de refinamento e abastecimento ao lado do biodigestor de uma granja, todos indicadores melhoram e a TIR fica acima da taxa mínima de atratividade, o que indica ser a melhor escolha para rentabilidade patrimonial do projeto. |
Abstract: | When considering waste as an input, some valorization possibilities converge: reduction of costs, environmental preservation and qualification of human resources. When organic wastes are submitte to the anaerobic digestion process in order to stabilize them and control environmental problems, one of the products generated is the biogas. This work aimed to analyze if it is economically viable to use biogas as vehicular fuel to supply the farm fleet. The long-term viability for the project considered a period of 10 years. In the case of investments, it was considered that the main investments were made in year zero (start) as if the resources needed for the productive processes were disbursed at one time. By symmetry, the company’s entire initial capital stock was sold at the end of the last year under consideration. Three scenarios were analyzed. In a scenario where the biogas from two stables is used and there is a greater investment with the biogas transport and storage system, the Net Present Value is positive, but the Internal Rate of Return (IRR) was lower than the minimum attractiveness rate. In the case of installing the refining and supply system next to the biodigester of one stable, all indicators improve and the IRR is above the minimum rate of attractiveness, which indicates to be the best choice for the project’s equity return. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20485 |
Aparece nas coleções: | MD - Tecnologias da Cadeia Produtiva do Biogás |
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