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dc.creatorLara, Pricila de-
dc.date.accessioned2017-03-03T19:41:13Z-
dc.date.available2017-03-03T19:41:13Z-
dc.date.issued2016-09-28-
dc.identifier.citationLARA, Pricila de. Análise da concepção dos professores quanto à utilização de um tema gerador da educação ambiental através da estratégia interdisciplinar: área de proteção ambiental do Rio Iraí. 2016. 95 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2046-
dc.description.abstractThis research investigated the possibility of using a cross-cutting theme: Environmental Protection Area Iraí River (APA), as support for the implementation of environmental education (EE) in the State School André Andreatta, located in the city of Quatro Barras, which it is included in the APA. In order to investigate the perception of teachers on interdisciplinary and E.A., a questionnaire with open and closed questions was applied, the analysis of the Pedagogical Political Project was held (PPP) and the Pedagogical Course (PPC) and observing the school environment. After analyzing the data collected, it can be inferred that there is a big gap between what teachers say and what happens in practice. Teachers seek to address the E.A. and interdisciplinarity in their classes, but their knowledge on the subject is still shallow, requiring training to carry out an effective work E.A. in school. It is noteworthy that there is interest on the part of teachers in improving their knowledge of E.A. to use it properly and consistently. At the end of the research was developed a product / material that offers teachers theoretical and methodological support for the inclusion of E.A. at school. This material was prepared from teaching moments proposed by the authors Demetrius Delizoicov and José André Angotti (2009), based on the APA generator theme Rio Irai.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectIraí, Rio (PR)pt_BR
dc.subjectProteção ambiental - Quatro Barras (PR)pt_BR
dc.subjectProteção ambiental - Paranápt_BR
dc.subjectEducação ambiental - Quatro Barras (PR)pt_BR
dc.subjectEducação ambiental - Paranápt_BR
dc.subjectEducação ambiental - Curitiba, Região Metropolitana de (PR)pt_BR
dc.subjectMétodo de projeto no ensinopt_BR
dc.subjectReservatórios - Paraná (Brasil)pt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectIraí, Rio (PR)pt_BR
dc.subjectEnvironmental protection - Quatro Barras (PR)pt_BR
dc.subjectEnvironmental protection - Paraná (Brazil)pt_BR
dc.subjectEnvironmental education - Quatro Barras (PR)pt_BR
dc.subjectEnvironmental education - Paranápt_BR
dc.subjectEnvironmental education - Curitiba, Região Metropolitana de (PR)pt_BR
dc.subjectProject method in teachingpt_BR
dc.subjectReservoirs - Paraná (Brazil)pt_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.titleAnálise da concepção dos professores quanto à utilização de um tema gerador da educação ambiental através da estratégia interdisciplinar: área de proteção ambiental do Rio Iraípt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou a possibilidade de utilização de um tema transversal: a Área de Proteção Ambiental do Rio Iraí (APA), como subsídio para a inserção da Educação Ambiental “EA” na Escola Estadual André Andreatta, situada no município de Quatro Barras, o qual está inserido na APA. A fim de investigar a percepção dos professores sobre interdisciplinaridade e EA, foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas, foi realizada a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) e da Proposta Pedagógica Curricular (PPC) e observação do ambiente escolar. Após a análise dos dados coletados, pode-se inferir que existe um descompasso entre o que os docentes afirmam e o que acontece na prática. Os docentes procuram abordar a EA e a interdisciplinaridade em suas aulas, porém o conhecimento destes sobre o assunto ainda é superficial, necessitando de capacitação para a realização de um trabalho efetivo de EA na escola. Destaca-se que existe interesse por parte dos docentes em aprimorar seus conhecimentos sobre EA para utiliza-la de forma adequada e coerente. Ao final da pesquisa foi elaborado um produto/material que oferece aos professores subsídios teóricos e metodológicos para a inserção da EA no ambiente escolar. Este material foi elaborado tendo como base os momentos pedagógicos e o tema gerador APA do Rio Irai.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7803092462408959pt_BR
dc.contributor.advisor1Kaick, Tamara Simone Van-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3098889665319889pt_BR
dc.contributor.referee1Kaick, Tamara Simone Van-
dc.contributor.referee2Carlos Eduardo Fortes, Gonçalves-
dc.contributor.referee3Carlos Eduardo Pillegi, Souza-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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