Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20313
Título: Tarefas para as aulas de cálculo diferencial e integral implementadas com o Geogebra no contexto da cinemática
Título(s) alternativo(s): Tasks for the differential and Integral calculus classes implemented with Geogebra in the context of kinematics
Autor(es): Pereira, Patrícia Aparecida Caldana
Orientador(es): Trevisan, André Luis
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Cálculo
Sites acadêmicos da Web
Software educacional
Mathematics - Study and teaching
Calculus
Scholarly Web sites
Educational software
Data do documento: 15-Out-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: PEREIRA, Patrícia Aparecida Caldana. Tarefas para as aulas de cálculo diferencial e Integral implementadas com o Geogebra no contexto da cinemática. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.
Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação vem nos possibilitando o uso de diferentes recursos didáticos que podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, promovendo ao educando um conhecimento mais dinâmico e contextualizado. Neste contexto, busca-se com este trabalho, elaborar tarefas para as aulas de Cálculo Diferencial e Integral, implementadas com o Geogebra, abordando os conceitos de funções e taxas de variação, partindo de problemas oriundos da Física, mais especificamente, da cinemática. Foram elaboradas três tarefas com diferentes abordagens sobre o estudo do movimento, aplicadas na turma de calouros do curso de Engenharia de Materiais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Londrina. Sendo as tarefas realizadas em grupo. Para a análise das resoluções dos alunos foram utilizadas as produções escritas e gravações em áudio das discussões do grupo. Com este material foi possível identificar que os alunos, em sua maioria, se mantiveram ligados ao uso do lápis e papel, utilizando de maneira superficial as ferramentas do software que poderiam facilitar a compreensão da tarefa e dos conceitos abordados.
Abstract: The Information and Communication Technologies has enabled us to use different didactic resources that can aid in the teaching and learning process, promoting to the student a more dynamic and contextualized knowledge. In this context, this work seeks to elaborate tasks for the Differential and Integral Calculus classes, implemented with Geogebra, addressing the concepts of functions and rates of variation, starting from problems arising from Physics, more specifically from kinematics. Three tasks were elaborated with different approaches about study of the movement, applied in the class of freshmen of the Course of Materials Engineering of the Federal Technology University - Paraná - Campus Londrina. Being the tasks carried out in groups. For the analysis of students' resolutions, the written productions and audio recordings of the group discussions were used. With this material, it was possible to identify that the students, mostly, remained connected to the use of pencil and paper, using in a superficial way the tools of the software that could facilitate the understanding of the task and the concepts approached.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20313
Aparece nas coleções:LD - Ensino e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_ENT_II_2016_15.pdf1,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.