Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20301
Título: Usando as redes sociais no ensino de geografia: o Facebook em sala de aula
Autor(es): Izidro, Heliete de Fátima Ciciliato
Orientador(es): Santos, Maurício Moreira dos
Palavras-chave: Redes sociais
Geografia - Estudo e ensino
Social networks
Geography - Study and teaching
Data do documento: 22-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: IZIDRO, Heliete de Fátima Cicicliato. Usando as redes sociais no ensino de geografia: o Facebook em sala de aula. 2015. [42] f. Trablaho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2015.
Resumo: Vive-se atualmente uma nova era da sociedade, a tecnológica, quando as informações estão presentes de forma cada vez mais rápida na vida das pessoas e os acontecimentos globais chegam a vários locais do mundo ao mesmo tempo, tendo a internet como rede de informação. Diante desse cenário, o presente trabalho tem como objetivo nortear o uso do Facebook em sala de aula aplicado ao ensino de geografia, uma vez que são constantes as transformações e mudanças no contexto social devido ao avanço das novas tecnologias. O ambiente escolar, oferta possibilidades para desenvolver e aperfeiçoar a criticidade e a reflexão do educando. Assim, uma das áreas do conhecimento escolar que auxilia esse desenvolvimento é a Geografia, ciência que estuda o espaço geográfico e suas relações entre sociedade e natureza. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica, buscando por meio da literatura científica abordagens sobre o ensino de geografia e a aplicação do conhecimento via redes sociais. Posteriormente foram relatados alguns exemplos sobre a utilização do Facebook em sala de aula de forma pedagógica, partindo-se da hipótese de que os recursos oferecidos por essas redes sociais podem auxiliar no processo de aquisição de aprendizagem, uma vez que promovem contato entre as pessoas de culturas de pensamentos distintos, permitindo que os envolvidos nesse processo possam compartilhar informações, interagir, trocar experiências, sanar dúvidas, a qualquer hora e em qualquer local, de acordo com a disponibilidade e o interesse dos envolvidos em aprender. Desta forma, o uso do Facebook é de suma relevância e inspiração para o ensino de Geografia, possibilitando romper barreiras culturais, sociais e territoriais, já que permite ao educando uma visualização mais real e esclarecedoras de certos fenômenos que ocorrem na natureza e na sociedade. Para o educador, s as redes sociais podem se tornar uma ferramenta de apoio e de excelência, oferendo comunicação rápida, com diferentes escalas, qualquer esfera social e econômica, posto que é algo de grande aceitação para qualquer público, principalmente os estudantes e, principalmente, com disponibilidade fácil e de rápido acesso.
Abstract: We are living in a new age of society, the technologic, where the information are present in a very fast way in people’s life and the global happenings reaches many different places at the same time, having the internet like an information resource. In this scenario, this present research was created to direct the use of Facebook in geography classrooms teaching. It believes that, if there’s a constant transformation and a social context changing because of the new technologies, it’s necessary a study development in the school environment, which this environment offers possibilities to increase and improve the student’s criticality and reflection. Therefore, the knowledge area that helps this improvement is the Geography, a science that studies the geographic space and the relation of nature and society. For this, bibliographical research was made. First, sought out information through scientific literature about how the Geography education can be applied via social networks. After this, it was reported some examples of how to use the Facebook in classrooms pedagogically. Started from the hypothesis that the offered resources from these social networking can, according to Caritá. Pondovam and Sanches (2011), helps in this acquisition process knowledge, as they promote contact between different people from different cultures and thoughts, and the person in this process can share information, interact, share experience, solve the doubts at any time and any place, according to the availability and the interest of those involved in learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20301
Aparece nas coleções:LD - Ensino e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_ENT_I_2015_06.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.