Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20268
Título: Análise ergonômica do posto de trabalho de um estoquista em uma distribuidora de alimentos utilizando os métodos NIOSH e REBA
Título(s) alternativo(s): Ergonomic analysis of a stockist's workstation at a food distributor using NIOSH and REBA methods
Autor(es): Rizola, Maria Carolina
Silva, André Luis da
Orientador(es): Silva, André Luis da
Palavras-chave: Ergonomia
Postura humana
Levantamento e carregamento
Human engineering
Posture
Lifting and carrying
Data do documento: 6-Dez-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: RIZOLA, Maria Carolina; SILVA, André Luis da. Análise ergonômica do posto de trabalho de um estoquista em uma distribuidora de alimentos utilizando os métodos NIOSH e REBA. 2017. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo verificar a demanda ergonômica e avaliar carga e postura na função de estoquista de uma Empresa de Pequeno Porte (EPP), no segmento de distribuição de alimentos situada na cidade de Marília no interior do estado de São Paulo. Foi realizada a observação da atividade, conversas com o próprio funcionário e com o diretor da empresa para se definir o produto que mais tem rotatividade na empresa e, portanto, o que o trabalhador mais tem contato, bem como constatar a postura em que o estoquista sente algum desconforto físico, a fim de serem aplicados os métodos de análise. Para analisar a questão de levantamento de cargas foi utilizado o método NIOSH que apontou excesso de carga para o movimento, indicando risco moderado e por este motivo, havendo necessidade de adequação para a atividade. Para analisar o tipo de postura adotado pelo funcionário foi utilizado o método REBA que apontou risco muito alto para a atividade, devendo ser tomadas providências imediatamente.
Abstract: The aim of this paper was to verify the ergonomic demand and evaluate the load and the posture in stockist function of a Small-Sized Business (SMB) in the food distribution segment in the city of Marilia, State of São Paulo. In order to apply analysis methods, some activities were observed, as well as conversations with the employee and the director of the company to know which product had the highest turnover, which product the worker had more contact, and which posture caused some physical discomfort to the stockist. The NIOSH method was used to analyze the matter of lifting loads, which demonstrated an excess of load for the movement, indicated a moderate risk, and, for this reason, there was an adaptation need to the activity. The REBA method, which was used to analyze the adopted posture by the employee, showed a very high risk for the activity, arrangements should be made immediately.
Descrição: Artigo publicado nos anais do VII Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção (CONBREPRO), realizado de 06 a 08 de dezembro de 2017.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20268
Aparece nas coleções:LD - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_CEEST_VII_2019_22.pdf759,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.