Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20184
Título: | Utopia individual em EJA |
Autor(es): | Silva, Luis Eduardo Fernandes da |
Orientador(es): | Hruschka, Janete |
Palavras-chave: | Utopias Estudantes - Aspirações Educação de adultos Student aspirations Adult education |
Data do documento: | Out-2013 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | SILVA, Luis Eduardo Fernandes da. Utopia individual em EJA. 2013. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Técnica Federal do Paraná, Londrina, 2013. |
Resumo: | O presente trabalho se propõe a refletir sobre algumas das causas que levam muitas pessoas a dar uma segunda chance a si mesmas, retomando seus estudos e matriculando-se na Educação de Jovens e Adultos, modalidade esta que é uma alternativa oferecida pelo Estado para a correção da defasagem de ensino e aprendizagem. Partindo deste tema, foram colhidos dados para ajudar a subsidiar esta pesquisa através de um questionário aplicado a estudantes da EJA que estão nas séries iniciais e os das séries finais. Foi aplicado o mesmo questionário a estes grupos distintos, a fim de comparar as diferenças entre eles. Com isto procurou-se conhecer como esta capacidade de sonhar com o futuro atua nos alunos da EJA. A esquisa revelou algumas das utopias individuais que motivam os cidadãos a retomarem os estudos. Revelou também que as pessoas podem ir além do objetivo de capacitação profissional e mostrou a importância de os educadores ficarem atentos a estas expectativas para que este processo seja mais proveitoso para ambos os lados. |
Abstract: | This monograph aims to reflect on some of the causes that lead many people to give a second chance themselves, resuming his studies and enrolling in Youth and Adult Education (EJA), mode which is an alternative offered by the State to correct lag of teaching and learning. From this theme, data were collected to help subsidize this research through a questionnaire administered to students who are in the early and in the final EJA series. The same questionnaire was applied to these different groups in order to compare the differences between them. With this we sought to understand how this ability to dream the future acts on students in EJA. The research revealed some individual utopias that motivate citizens to resume their studies. Also revealed that people can go beyond the scope of professional training and showed the importance of educators to be aware of these expectations for this process to be more fruitful for both sides. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20184 |
Aparece nas coleções: | LD - Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LD_EJA_I_2013_08.pdf | 843,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.