Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20029
Título: GPON: uma abordagem prática
Autor(es): Loepper, Luiz Gustavo Villela
Orientador(es): Nabas, Kleber Kendy Horikawa
Palavras-chave: Fibras ópticas
Rede de computador - Protocolos
Telecomunicações
Optical fibers
Computer network protocols
Telecommunication
Data do documento: 14-Ago-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LOEPPER, Luiz Gustavo Villela. GPON: uma abordagem prática. 2013. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Uma das vantagens das redes PON sobre as redes em fibra ponto-a-ponto é a utilização de uma única fibra para vários clientes, reduzindo o custo de implantação e operação de uma rede de banda larga. Entretanto, a utilização para até 128 clientes torna necessário realizar uma boa engenharia de planejamento da rede óptica, analisando as diferentes topologias que podem ser utilizadas, assim como da distribuição de bandas entre os usuários. A inserção de elementos passivos no meio da rede ponto-à-ponto incrementam a dificuldade da análise pelas equipes de campos, portanto, a utilização dos equipamentos de medições ópticas deve ser reavaliada utilizando os divisores ópticos como elementos demarcadores da rede. Com a alta densidade de usuários permitida e as altas capacidades de bandas que o GPON permite, a localização do elemento central (OLT) e a distribuição dos acessos se torna além de uma escolha técnica, uma decisão econômica, onde a quantidade de clientes disponíveis em uma região acaba por definir a topologia a ser utilizada.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20029
Aparece nas coleções:CT - Teleinformática e Redes de Computadores

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TELEINFO_2012_1_08.pdf2,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.