Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20019
Título: Segurança da informação no uso de smartphones em ambiente corporativo
Autor(es): Novo, Tatiana Silva
Orientador(es): Teixeira, Lincoln Herbert
Palavras-chave: Smartphones - Medidas de segurança
Proteção de dados
Sistemas de comunicação móvel
Smartphones - Security measures
Data protection
Mobile communication systems
Data do documento: 15-Dez-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: NOVO, Tatiana Silva. Segurança da informação no uso de smartphones em ambiente corporativo. 2011. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de apresentar e analisar as principais tecnologias de segurança da informação no uso de dispositivos móveis via rede wireless. O enfoque deste trabalho está na evidência do uso crescente de Smartphones em ambiente corporativo e a importância da implantação de soluções de gestão da informação utilizando tecnologias de segurança que assegurem a integridade dos dados acessados por qualquer dispositivo. Aborda também os principais métodos de segurança no uso de smartphones pessoais e faz uma rápida descrição da segurança de Tablets. Esta pesquisa faz paralelamente uma análise do fenômemo chamado de “SHADOW IT” ou IT Invisível e o desafio do departamento de TI para garantir segurança a toda informação da organização. Este trabalho discute a importância da gestão de informação corporativa e o enfoque na segurança de dados acessados por dispositivos móveis. Descreve um estudo de caso utilizando smartphones Blackberry da RIM em redes corporativas, e faz um estudo comparativo entre o Blackberry e o iPhone da Apple, apresentando as características e principais funcionalidades de cada aplicativo de segurança analisado. Traz como resultado uma ampla documentação sobre as ameaças e vulnerabilidades existentes no uso de dispositivos móveis e qual o melhor método e ação para assegurar maior integridade e confiabilidade no uso da informação por dispositivos móveis via rede wireless.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20019
Aparece nas coleções:CT - Teleinformática e Redes de Computadores

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TELEINFO_XX_2012_12.pdf983,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.