Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20002
Título: Desafios para a implementação do ecossistema de internet das coisas no cotidiano brasileiro
Título(s) alternativo(s): Challenges for the implementation of the internet ecosystem of things in brazilian daily life
Autor(es): Cruz, Diogo Vinícius Martins da
Orientador(es): Monteiro, Tânia Lúcia
Palavras-chave: Internet das coisas
Redes locais sem fio
Privacidade
Rede de computador - Protocolos
Internet of things
Wireless LANs
Privacy
Computer network protocols
Data do documento: 12-Dez-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CRUZ, Diogo Vinícius Martins da. Desafios para a implementação do ecossistema de internet das coisas no cotidiano brasileiro. 2017. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Redes de Computadores e Teleinformática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Vive-se vivendo uma nova realidade. A tecnologia da informação, através de seus diversos dispositivos vem proporcionando à sociedade uma nova maneira de conduzir sua forma de viver, melhorando em diversos aspectos a qualidade de vida a qualidade de vida das pessoas e fazendo com que se acostumem com o novo. Nesta nova e constante caminhada a um futuro conectado, advêm uma nova maneira de utilização de dispositivos outrora comuns no dia a dia. Carros, geladeiras, micro-ondas, uma simples lâmpada, até mesmo uma casa[1], ou seja, “coisas” diversas, farão parte desta nova realidade tecnológica. Não como coadjuvantes, como estamos acostumados, mas sim, como personagens principais de uma nova “onda” tecnológica. Com o advento da Internet das Coisas (IoT), do inglês “Internet of Things”, tudo pode passar a ser inteligente, responsável econectado, vindo a facilitar a vida dos cidadãos[2]. Entretanto, para isso, muitos desafios precisam ser entendidos, debatidos, estudados e superados. Uns mais, outros menos complicados, mas que, juntos, dificultam ou inviabilizam a implantação da Internet das Coisas em larga escala em no cotidiano das pessoas, sobretudo à grande massa da população. Neste trabalho destacam-se barreiras de implantação, tais como: limite entre o que é privado e público, e como as leis regem acerca deste assunto, quais políticas públicas estão sendo adotadas com esse viés. Bem como, a real e maciça implantação do protocolo IPv6 nas redes domésticas, já que este protocolo é fundamental à utilização e popularização da IoT. Essas intemperes observadas acima, não findam este assunto, o qual ainda requer muita atenção, sobretudo do usuário final, da indústria como um todo, da sociedade civil organizada, bem como do poder público em suas diversas instâncias.
Abstract: Vive-se vivendo uma nova realidade. A tecnologia da informação, através de seus diversos dispositivos vem proporcionando à sociedade uma nova maneira de conduzir sua forma de viver, melhorando em diversos aspectos a qualidade de vida a qualidade de vida das pessoas e fazendo com que se acostumem com o novo. Nesta nova e constante caminhada a um futuro conectado, advêm uma nova maneira de utilização de dispositivos outrora comuns no dia a dia. Carros, geladeiras, micro-ondas, uma simples lâmpada, até mesmo uma casa[1], ou seja, “coisas” diversas, farão parte desta nova realidade tecnológica. Não como coadjuvantes, como estamos acostumados, mas sim, como personagens principais de uma nova “onda” tecnológica. Com o advento da Internet das Coisas (IoT), do inglês “Internet of Things”, tudo pode passar a ser inteligente, responsável e conectado, vindo a facilitar a vida dos cidadãos[2]. Entretanto, para isso, muitos desafios precisam ser entendidos, debatidos, estudados e superados. Uns mais, outros menos complicados, mas que, juntos, dificultam ou inviabilizam a implantação da Internet das Coisas em larga escala em no cotidiano das pessoas, sobretudo à grande massa da população. Neste trabalho destacam-se barreiras de implantação, tais como: limite entre o que é privado e público, e como as leis regem acerca deste assunto, quais políticas públicas estão sendo adotadas com esse viés. Bem como, a real e maciça implantação do protocolo IPv6 nas redes domésticas, já que este protocolo é fundamental à utilização e popularização da IoT. Essas intemperes observadas acima, não findam este assunto, o qual ainda requer muita atenção, sobretudo do usuário final, da indústria como um todo, da sociedade civil organizada, bem como do poder público em suas diversas instâncias.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20002
Aparece nas coleções:CT - Teleinformática e Redes de Computadores

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEREC_I_2018_02.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.