Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19983
Título: Uso da IEEE 1588 e do SDN para aplicação da norma IEC61805-9-2: substituição de sinais analógicos por LAN em subestações de energia elétrica
Título(s) alternativo(s): Use of IEEE 1588 and SDN to apply standard IEC61850-9-2: replacement of analog signals by LAN in electrical energy substation
Autor(es): Corna, Rômulo Fabrício
Orientador(es): Cardoso, Alexandre Szpyro Pereira
Palavras-chave: Redes digitais de serviços integrados
Subestações elétricas
Rede de computador - Protocolos
Integrated services digital networks
Electric substations
Computer network protocols
Data do documento: 23-Jul-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CORNA, Rômulo Fabrício. Uso da IEEE 1588 e do SDN para aplicação da norma IEC61805-9-2: substituição de sinais analógicos por LAN em subestações de energia elétrica. 2015. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Teleinformática e Redes de Computadores) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Novas tecnologias nas subestações e uma necessidade de reduzir os custos de projeto e construção, estão conduzindo para a adoção do barramento de processos baseado em redes ethernet para subestações. Aplicações de controle, proteção, medição e monitoramento podem compartilhar o barramento de processo, tornando a infraestrutura da rede ethernet mais eficiente. Esta monografia define os requisitos para os protocolos usados no barramento de processos e apresenta a análise sobre outras tecnologias que deveriam ser consideradas para aplicar o conceito da norma IEC 61850-9-2, assim como PTP e SDN.
Abstract: Novas tecnologias nas subestações e uma necessidade de reduzir os custos de projeto e construção, estão conduzindo para a adoção do barramento de processos baseado em redes ethernet para subestações. Aplicações de controle, proteção, medição e monitoramento podem compartilhar o barramento de processo, tornando a infraestrutura da rede ethernet mais eficiente. Esta monografia define os requisitos para os protocolos usados no barramento de processos e apresenta a análise sobre outras tecnologias que deveriam ser consideradas para aplicar o conceito da norma IEC 61850-9-2, assim como PTP e SDN.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19983
Aparece nas coleções:CT - Teleinformática e Redes de Computadores

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TELEINFO_1_2014_06.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.