Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19940
Título: A inovação tecnológica e os desafios enfrentados pela escola de ensino público com a inclusão das tecnologias digitais, uso das ferramentas e formação profissional
Autor(es): Schurt, Ivete Lang
Orientador(es): Kucharski, Marcus Vinicius Santos
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Professores - Formação
Inclusão digital
Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Educational technology
Teachers, Training of
Digital divide
Education - Effect of technological innovations on
Data do documento: 27-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SCHURT, Ivete Lang. A inovação tecnológica e os desafios enfrentados pela escola de ensino público com a inclusão das tecnologias digitais, uso das ferramentas e formação profissional. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Esta monografia resulta de uma pesquisa aplicada e qualitativa de caráter etnográfica, que buscou compreender os caminhos necessários para que haja a inclusão das tecnologias digitais na prática pedagógica, bem como levantar propostas para novas metodologias, formação profissional e pontos de partida para adequação de espaços e ferramentas tecnológicas pelas vozes dos protagonistas do processo. Para tanto, foram entrevistados quatro professores de um total de trinta profissionais que trabalham no Ensino Fundamental em uma escola pública do município de Itaiópolis (SC), bem como foi realizada uma observação do espaço escolar, identificando as ferramentas disponíveis para o trabalho pedagógico e sua adequação aos propósitos dos professores. No referencial teórico, a análise dos dados foi desenvolvida à luz dos pensamentos de Castells (2003), Levy (2001) e Moran (2000), Mendes (2010), Kenski (2005 e 2007), dentre outros. A pesquisa revelou o perfil dos profissionais quanto sua formação para o uso das novas tecnologias em relação à disponibilidade das ferramentas para o trabalho com os discentes em sala de aula. Os relatos dos professores revelaram os desafios enfrentados no uso das mídias no ensino público e como é realizado o trabalho pedagógico e mediação do conhecimento com apoio das tecnologias digitais.
Abstract: This paper results from a qualitative ethnographic survey that aimed at mapping the mandatory trails to be thread in order to bring digital Technologies into the pedagogical work of Elementary and Middle school teachers, as well as proposing new teaching methodologies as well as devise clues for initial teacher training that, together with adequate spaces and equipments, could make this insertion of IT in schools easier – all taking in consideration the voices of teachers. Four Elementary and Middle school teachers from the rural city of Itaiópolis (state of Santa Catarina – Brazil) were interviewed regarding their previous training for the use of Its, as well as their school’s infrastructre was observed to identify avalilable Technologies for the pedagogical work and their (in)adequateness to teaching-learning purposes. Our theoretical basis covered the thoughts of authors such as Castells (2003), Levy (2001), Moran (2000), Mendes (2010), Kenski (2005 e 2007) etc. Our results revealed the professional profile of our teachers as for their perceived readiness to brint IT into their classes and the challenges they feel towards it.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19940
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_I_2017_26.pdf415,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.