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Título: Integração das tecnologias no processo educativo na educação infantil
Título(s) alternativo(s): Intégration des technologies dans le processus éducatif de l’École Maternelle
Autor(es): Pereira, Vanessa Fragoso
Orientador(es): Bridi, Jamile Cristina Ajub
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Educação infantil
Professores - Formação
Ensino
Aprendizagem
Educational technology
Early childhood education
Teachers, Training of
Teaching
Learning
Data do documento: 10-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PEREIRA; Vanessa Fragoso. Integração das tecnologias no processo educativo na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: As tecnologias estão em constante evolução e os alunos atualmente estão cada vez mais interessados pelos recursos tecnológicos. Neste contexto, cabe ao professor saber lidar com as diversas tecnologias existentes, visando o desenvolvimento integral do aluno e sua inserção crítica no mundo, visto que a utilização das mídias auxiliam na reciprocidade da escola e o aluno, ampliando as possibilidades do processo de ensino e aprendizagem. Onde o professor passa a ter o papel de mediador e não apenas de transmissor do conhecimento.Porém, não basta simplesmente usar as tecnologias. É preciso inovar em termos de prática pedagógica. Dessa forma, o projeto tem por objetivo investigar as potencialidades e obstáculos enfrentados pelos docentes de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no município de Rio Negrinho, Santa Catarina, na utilização das tecnologias como recurso pedagógico. Verificou-se que há uma certa barreira por parte das docentes com relação à utilização das tecnologias como apoio na construção do conhecimento. Foram convidadas a participar da pesquisa todas as docentes de turma, efetivas no quadro de funcionários do CMEI, onde foi aplicado um questionário pré-estruturado pela autora do projeto. Com base na análise e interpretação qualitativas dos dados, foi possível verificar que as tecnologias, quando empregadas satisfatoriamente, se tornam um instrumento significativo no processo educativo, uma vez que propiciam a criação de ambientes motivadores, interativos, e colaborativos. No entanto, o maior obstáculo encontrado são os equipamentos de uso exclusivo da escola, que não se encontram em condições razoáveis de uso, o que impossibilita as docentes de desenvolver um trabalho eficaz e de qualidade. Há também um baixo fornecimento de recursos midiáticos atualizados e em número suficiente para os alunos. Por fim, é preciso oferecer aos docentes formação adequada para o uso efetivo e correto das tecnologias da informação e comunicação nas suas práticas pedagógicas.
Abstract: Les technologies évoluent constamment et les étudiants d’aujourd’hui sont de plus em plus intéressés par les ressources technologiques. Dans ce contexte, il faut que l’enseignant sache utiliser les différentes technologies existantes pour le développement intégral de l’élève et de son insertion critique dans le monde, parce que l’utilisation des médias aide à la réciprocité de l’école et de l’étudiant, élargissant les possibilités du processus enseignementapprentissage. L’enseignant commence à avoir le rôle de médiateur, pas seulement d’émetteur de connaissances. Cependant, il ne suffit pas d’utiliser les technologies, il faut les innover em termes de pratique pédagogique. Ainsi, le projet vise à étudier les potentialités et les obstacles trouvés par les enseignantes d’une École Maternelle (CMEI) à Rio Negrinho, Santa Catarina, à propos de l’utilisation des technologies comme une ressource pédagogique. Il a été vérifié qu’il y a une sorte de résistence de la part des enseignantes concernant l’utilisation des technologies comme support dans la construction des connaissances. Toutes les enseignants du CMEI ont été invitées à participer de l’étude, em répondant un questionnaire pré-structuré par l’auteur du projet. À partir de l’analyse et de l’interprétation qualitatives des données, il a été possible de vérifier que les technologies bien utilisées deviennent un instrument important dans le processus éducatif, car elles créent des places motivants, interactifs et collaboratifs. Néanmois, l’obstacle le plus notable est l’état de conservation des équipements qui sont d’utilisation exclusive de l’école. Leur état de conservation empêche les enseignantes de développer un travail efficace et qualitatif, et les ressources médiatiques mises à jour sont insuffisantes pour les étudiants. Enfin, il est nécessaire d’offrir aux enseignantes une formation adéquate pour l’utilisation efficace et correcte des technologies de l’information et de la communication dans leurs pratiques pédagogiques.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19939
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