Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19922
Título: As tecnologias da informação e comunicação e suas contribuições na disciplina de língua portuguesa na escola pública
Autor(es): Rocha, Alex Sandro Duarte
Orientador(es): Motta, Marcelo Souza
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Escolas públicas
Comunicação na tecnologia
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Educational technology
Public schools
Communication of technical information
Portuguese language - Study and teaching
Data do documento: 15-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ROCHA, Alex Sandro Duarte. As tecnologias da informação e comunicação e suas contribuições na disciplina de língua portuguesa na escola pública. 2018. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Vivemos na era da informação e da comunicação, e a escola não pode estar alheia a esse fenômeno que transforma o processo de interação entre as pessoas e a sociedade de uma forma geral. No contexto escolar as tecnologias da informação e comunicação não devem ser vistas meramente como um novo modelo de transmissão didática de velhos conteúdos, é necessário antes de tudo uma reflexão sobre o verdadeiro espaço que as TIC ocupam dentro de uma escola pública. Muito se tem discutido sobre o uso ferramentas e aplicativos dentro de sala de aula, ou o seu uso efetivo pelo professor ao longo do processo de ensino-aprendizagem, mas uma questão que se torna latente é quanto a real interpretação por parte do professor sobre as novas tecnologias e como o estudante encara esse uso atualmente. Um fato incontestável é que muitos educadores utilizam as mídias meramente como uma réplica do que ocorre em sala de aula. Enquanto alunos meramente usam tais recursos como lazer e entretenimento, por esse motivo seguimos refletindo para entender qual é o espaço das TIC no contexto escolar periférico de uma metrópole, indicando nessa pesquisa, por meio de coletas de dados com professores que fazem uso da TICs e como seus alunos reagem com a utilização de tais recursos.
Abstract: We live in the information and communication age, and the school can not ignore this phenomenon that transforms the process of interaction between people and society in a general way. In the school context information and communication technologies should not be seen merely as a new model. From a didactic transmission of old content, a reflection on the true space that ICTs occupy within a public school is necessary. Much has been discussed about using tools and applications within the classroom, or their actual use by the teacher throughout the teaching-learning process, but a question that becomes latent is about the teacher's actual interpretation of the new technologies and how the student is facing such use today. An indisputable fact is that many educators use the media merely as a replica of what happens in the classroom. While students merely use such resources as leisure and entertainment, for this reason we continue to reflect to understand the ICT space in the peripheral school context of a metropolis, indicating in this research, through data collection with teachers that use ICT and how your students react with such resources.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19922
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_I_2017_1.pdf280,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.