Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19834
Título: Alternativas ao protocolo ICMP para diagnóstico de estados de hosts e verificação de rotas utilizando software livre
Autor(es): Gugelmin, Daniel
Orientador(es): Teixeira, Lincoln Herbert
Palavras-chave: Redes de computadores
Rede de computador - Protocolos
Software livre
Computer networks
Computer network protocols
Free computer software
Data do documento: 14-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GUGELMIN, Daniel. Alternativas ao protocolo ICMP para diagnóstico de estados de hosts e verificação de rotas utilizando software livre. 2012. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: O propósito desta monografia é de pesquisar a razão pela qual é comum e desejável se bloquear o protocolo ICMP e encontrar alternativas em Software Livre para realizar as principais tarefas desse protocolo como o ping e o traceroute, fazendo testes em uma rede experimental e em uma rede em produção para se verificar se é realmente possível executar tais operações com a mesma eficiência se utilizando das ferramentas alternativas.
Abstract: The purpose of this monograph is to search the reason why it is common and desirable to block the ICMP protocol and to find alternatives using Free Software to perform the main activities of this protocol, such as the ping and the traceroute, executing tests in both an experimental and a prodution network to verify if it is really possible to run such operations as efficiently using the alternative tools.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19834
Aparece nas coleções:CT - Software Livre aplicado à Telemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CESOL_I_2012_02.pdf352,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.