Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19723
Título: Capítulos da história brasileira: traços do romance histórico em Asfalto Selvagem, de Nelson Rodrigues
Autor(es): Wieler, Rodrigo
Orientador(es): Nascimento, Naira de Almeida
Palavras-chave: Literatura - Análise
Ficção histórica
Literatura brasileira
Literature - Analysis
Historical fiction
Brazilian literature
Data do documento: 2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: WIELER, Rodrigo. Capítulos da história brasileira: traços do romance histórico em Asfalto Selvagem, de Nelson Rodrigues. 2013. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo identificar a presença de elementos do romance histórico em Asfalto Selvagem, do jornalista e escritor Nelson Rodrigues. Publicado na forma de folhetim no jornal Última Hora de agosto de 1959 a fevereiro de 1960, ano exato da mudança da capital federal da cidade do Rio de Janeiro para Brasília, tal obra é perpassada por diversos acontecimentos políticos que servem de pano de fundo aos acontecimentos cotidianos dos personagens. Dessa forma, é válido questionar se o livro em foco pode ser lido como um romance histórico. Para tanto, é utilizada, além do romance rodrigueano em análise, a obra que define o termo “romance histórico”, a saber, O romance histórico, do húngaro György Lukács. Outros aporte, de autores como Marilene Weinhardt e Alcmeno Bastos, complementam o estudo, que percorrerá uma delimitação do que é um romance histórico, quais são suas características mais marcantes e sua posterior verificação na obra selecionada de Nelson Rodrigues.
Abstract: This work wants to identify elements of the historical novel in Asfalto Selvagem, from brazilian journalist and writer Nelson Rodrigues. Published as a serial novel at Última Hora newspaper from August 1959 to February 1960, year that capital city moved from Rio de Janeiro to Brasília, the book has several political facts as a background to the characters lifes. So, it’s important to question if that book it’s a historical novel or not. Further the main novel, it’s used for the survey O romance histórico, from the hungarian György Lukács and the Marilene Weinhardt’s and Alcmeno Bastos’ works.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19723
Aparece nas coleções:CT - Literatura Brasileira e História Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_LBHN_VIII_2013_08.pdf151,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.