Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19720
Título: A polifonia e a paródia em A República dos Bugres e seus desdobramentos
Autor(es): Horning, Silmara
Orientador(es): Nascimento, Naira de Almeida
Palavras-chave: Literatura brasileira
Ficção histórica
Paródia
Brazilian literature
Historical fiction
Parody
Data do documento: 2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: HORNING, Silmara. A polifonia e a paródia em A República dos Bugres e seus desdobramentos. 2012. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: A presente pesquisa objetiva elucidar o processo de construção da polifonia presente no romance A república dos bugres, de Ruy Tapioca, ampliando-se aos efeitos produzidos na obra por meio desse discurso múltiplo. Assim, efetuar-se-á uma leitura analítica do romance, direcionada pela intertextualidade entre História e Literatura e amparada, fundamentalmente, nos estudos de Linda Hutcheon sobre a literatura da pós-modernidade e nas considerações de Mikhail Bakhtin, representativo idealizador dos conceitos de polifonia e de carnavalização, a fim de mostrar como o discurso ficcional, ao apropriar-se do discurso histórico, delineia um novo olhar sobre os fatos da História. Categorias narrativas, envolvendo personagens e narradores, somadas às categorias estruturais da construção romanesca, como mudança de foco narrativo e gênero discursivo, tornam-se fundamentais na leitura analítica, que vai sendo desencadeada a partir de uma investigação das formações discursivas enunciadas pelo universo ficcional.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19720
Aparece nas coleções:CT - Literatura Brasileira e História Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_LBHN_VII_2012_17.pdf
  Disponível a partir de 4999-12-31
257,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.