Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19696
Título: O Turista Aprendiz, de Mário de Andrade versus El Zorro de Arriba y El Zorro de Abajo, de José Maria Arguedas: uma aproximação literária e sociológica no panorama latino americano
Autor(es): Oliveira, Cristiano Mello de
Orientador(es): Gonçalves, Marcos
Palavras-chave: Literatura brasileira
Literatura latino-americana
Literatura comparada
Brazilian literature
Latin American literature
Literature, Comparative
Data do documento: 2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Cristiano Mello de. O Turista Aprendiz, de Mário de Andrade versus El Zorro de Arriba y El Zorro de Abajo, de José Maria Arguedas: uma aproximação literária e sociológica no panorama latino americano. 2012. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: A presente monografia visa tecer algumas interpretações comparativas na obra O turista aprendiz (1976), de Mário de Andrade e a obra El Zorro de Arriba y El Zorro de Abajo (1971), de José Maria Arguedas. Primeiramente iremos tecer algumas considerações reflexivas a respeito da obra desses escritores. Em um segundo momento, situamos em grau comparativo biográfico a perspectiva desses dois escritores. Posteriormente, em uma terceira etapa iremos buscar situar alguns laços contextuais históricos no período ao quais esses escritores estavam inseridos no plano da América Latina. Adiante, centralizamos o nosso olhar no objeto dessa monografia, buscando pinçar fragmentos em ambas as obras que melhor evidenciem as possíveis semelhanças aqui canalizadas. Os excertos a serem selecionados durante essa comparação remetem a uma preocupação maior aos movimentos migratórios e a observação do proletário dentro das regiões visitadas por Mário e Arguedas. Logicamente que também iremos realizar algumas incursões na seleção de outros trechos que evidenciem uma possível exemplificação de algumas características importantes no decorrer da leitura comparativa dessas duas obras literárias. Postulamos que ambas as obras guardam variados aspectos similares que podem elucidar a forma e o estilo do fazer literário de ambos os escritores. Como balizamento teórico iremos utilizar: Lopez (1972), Polar (2000), Antelo (1986), Lienhard (1991), Mariategui (1928), entre outros. A contribuição dessa monografia visa despertar para academia e aos pesquisadores a proximidade do povo e do popular nas duas obras analisadas, assim como as contribuições sociais que lhes motivaram a continuar escrevendo.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19696
Aparece nas coleções:CT - Literatura Brasileira e História Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_LBHN_VII_2012_04.pdf
  Disponível a partir de 4999-12-31
287,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.