Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19659
Título: Levantamento e análise de aplicativos para dispositivos móveis, que possam ser utilizados no ensino de biologia, nos conteúdos anatomia e fisiologia humana
Título(s) alternativo(s): Survey and analysis of applications for mobile devices, which can be used in biology teaching, in anatomy and human physiology contents
Autor(es): Carneiro, Jéssica Fernanda
Orientador(es): Dantas, Sérgio Carrazedo
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Smartphones
Aplicativos móveis
Anatomia - Estudo e ensino
Fisiologia Humana - Estudo e ensino
Educational technology
Mobile apps
Anatomy - Study and teaching
Human physiology - Study and teaching
Data do documento: 26-Set-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CARNEIRO, Jéssica Fernanda. Levantamento e análise de aplicativos para dispositivos móveis, que possam ser utilizados no ensino de biologia, nos conteúdos anatomia e fisiologia humana. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: O uso das tecnologias e smartphones vem aumentando cada dia, dentro das escolas não seria diferente, tornando assim necessário que professores se adaptem a esse novo perfil de aluno.Assim o objetivo dessa pesquisa foi fazer o levantamento e análise de aplicativos com potencial de ensino dentro da disciplina de Ciências Biológicas, mas especificamente no conteúdo de anatomia e fisiologia humana. A sondagem foi feita nas lojas virtuais Google Play e na App Store, dos sistemas Android e IOS, priorizando softwares em português, gratuitos e com avaliação positiva por parte dos usuários. Foram encontradas diversas aplicações que podem ser úteis, e para a realização da análise, sete foram selecionadas. Pode-se observar o crescimento de desenvolvedores de objetos educacionais, e a variedades de aplicativos disponíveis, cabe ao professor preocupado, selecionar e adaptar essas tecnologias em suas aulas, afim de deixá-las mais próxima da realidade desses alunos.
Abstract: O uso das tecnologias e smartphones vem aumentando cada dia, dentro das escolas não seria diferente, tornando assim necessário que professores se adaptem a esse novo perfil de aluno.Assim o objetivo dessa pesquisa foi fazer o levantamento e análise de aplicativos com potencial de ensino dentro da disciplina de Ciências Biológicas, mas especificamente no conteúdo de anatomia e fisiologia humana. A sondagem foi feita nas lojas virtuais Google Play e na App Store, dos sistemas Android e IOS, priorizando softwares em português, gratuitos e com avaliação positiva por parte dos usuários. Foram encontradas diversas aplicações que podem ser úteis, e para a realização da análise, sete foram selecionadas. Pode-se observar o crescimento de desenvolvedores de objetos educacionais, e a variedades de aplicativos disponíveis, cabe ao professor preocupado, selecionar e adaptar essas tecnologias em suas aulas, afim de deixá-las mais próxima da realidade desses alunos.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19659
Aparece nas coleções:CT - Inovação e Tecnologias na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_INTEDUC_I_2019_25.pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.