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Título: Investigando a terra plana com o Stellarium
Título(s) alternativo(s): Investigating flat earth with Stellarium
Autor(es): Bezerra, Evaldo Victor Lima
Orientador(es): Dantas, Sérgio Carrazedo
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Software de aplicação
Astronomia - Estudo e ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Educational technology
Application software
Astronomy - Study and teaching
Interdisciplinary approach in education
Data do documento: 26-Set-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BEZERRA, Evaldo Victor Lima. Investigando a terra plana com o Stellarium. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: No dia 10 de novembro de 1952, desembarcou no porto do Rio de Janeiro um jovem seminarista holandês chamado Johannes Michael Antonius Polman. Vindo de Roterdã para estudar no Brasil. Após concluída sua preparação, foi ordenado Padre em 1957 atuando como sacerdote da ordem do Sagrado Coração de Jesus na cidade do Recife. Além de seu serviço eclesiástico, desenvolveu um intenso trabalho no ensino e divulgação da Astronomia, sendo o fundador do primeiro clube estudantil dessa natureza na cidade, influenciando gerações de meninos e meninas para a área científica. Este trabalho, além do resgate da memória de Jorge Polman, também apresenta uma proposta de ensino interdisciplinar de Astronomia, com uso de tecnologias computacionais, envolvendo o controverso modelo da Terra Plana.Esta pesquisa visa apresentar alguns argumentos que foram utilizados ao longo da história da Ciência para provar a esfericidade da Terra, e a reprodução de parte desses argumentos com auxílio do software Stellarium. A motivação decorre do crescente destaque que esse tema vem ganhado nas redes sociais e nos canais do YouTube, sendo necessário alertar nossos professores e alunos acerca da atividade Troll que alguns desses influenciadores digitais se utilizam para cooptar seguidores, fazendo-os acreditar em teorias globais de conspiração. Debatem-se evidências como o eclipse lunar, as constelações peculiares de cada Hemisfério, os movimentos retrógrados dos planetas e as fases de Vênus. Em especial, destaca-se a reprodução do experimento de Eratóstenes para medição da curvatura da Terra com o auxilio do Google Earth e do Stellarium.
Abstract: On November 10, 1952, a young Dutch seminarian named Johannes Michael Antonius Polman landed at the port of Rio de Janeiro. Coming from Rotterdam to study in Brazil. After his preparation was completed, he was ordained priest in 1957 acting as priest of the Order of the Sacred Heart of Jesus in the city of Recife. In addition to his ecclesiastical service, he has worked hard on teaching and spreading astronomy, and is the founder of the first student club of its kind in the city, influencing generations of boys and girls in the scientific field. This work, besides the memory retrieval of Jorge Polman, also presents a proposal of interdisciplinary Astronomy teaching, using computational technologies, involving the controversial Flat Earth model. This research aims to present some arguments that have been used throughout the history of science to prove the sphericity of the Earth, and the reproduction of part of these arguments with the aid of Stellarium software. The motivation comes from the growing emphasis that this theme has gained on social networks and YouTube channels, and it is necessary to alert our teachers and students about the Troll activity that some of these digital influencers use to co-opt followers, making them believe in global theories of conspiracy. Evidence is discussed such as the lunar eclipse, the peculiar constellations of each hemisphere, the retrograde motions of the planets, and the phases of Venus. Particularly noteworthy is the reproduction of the Eratosthenes experiment for measuring the curvature of the earth with the help of Google Earth and Stellarium.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19657
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