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Título: Percepções de alunos do ensino médio sobre o uso de livros didáticos digitais
Título(s) alternativo(s): High school students’ perceptions of the use of digital textbooks
Autor(es): Guerra Junior, Antonio Lemes
Orientador(es): Kucharski, Marcus Vinicius Santos
Palavras-chave: Livros didáticos digitais
Professores - Formação
Letramento digital
Educação - Metodologia
Electronic textbooks
Teachers, Training of
Computer literacy
Education - Methodology
Data do documento: 9-Out-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GUERRA JUNIOR, Antonio Lemes. Percepções de alunos do ensino médio sobre o uso de livros didáticos digitais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: As novas tecnologias digitais de informação e comunicação têm alterado substancialmente as práticas sociais, inclusive aquelas situadas no âmbito escolar. Nesse contexto, um dos recursos que têm suscitado interesse é o livro didático digital, material já presente em algumas instituições de ensino e que exige um repensar das metodologias adotadas pelos professores, bem como das estratégias de estudo mobilizadas pelos alunos. Considerando que esse tipo de material, tomado como uma inovação, é muitas vezes implantado sem uma aprovação prévia de todos os seus usuários, esta monografia tem o objetivo de explorar as percepções de alunos do Ensino Médio de um colégio da rede privada sobre o uso de livros didáticos digitais em substituição aos livros impressos. O corpus é organizado por um conjunto de dados coletados a partir da aplicação de um questionário, via plataforma digital Google Forms, a 75 sujeitos, de três séries diferentes, os quais, com o ingresso no Ensino Médio, passaram a fazer uso de livros didáticos digitais em sua rotina escolar. As enunciações desses sujeitos foram convertidas em dados de natureza qualitativa e quantitativa, analisados a partir de métodos estatísticos simples (contrastes percentuais) e por agrupamentos baseados em traços de similaridade em seus posicionamentos. Assim, foram estabelecidas cinco categorias de análise: (i) predileção em relação ao formato de livros didáticos; (ii) espaço da tecnologia impressa no contexto de uso de livros didáticos digitais; (iii) competências necessárias para o uso de livros didáticos digitais; (iv) preparo de alunos e professores para o uso de livros didáticos digitais; e (v) satisfação quanto ao uso de livros didáticos digitais. A fundamentação teórica que amparou as análises contempla estudos ligados à abordagem de temas como: o espaço do livro didático na educação (LAJOLO, 1996; ZILBERMAN, 1996); a multimodalidade na constituição do livro didático digital (ROJO, 2012; ROJO; BARBOSA, 2015); as múltiplas faces do livro didático digital (FLATSCHART, 2014); e o uso do livro didático digital nas escolas como recurso para a consolidação do ensino híbrido (BACICH; TANZI NETO; TREVISANI, 2015) e das metodologias ativas (MORAN, 2015; 2018). A partir dos resultados alcançados, é possível concluir que os livros didáticos digitais têm seu espaço reconhecido entre os sujeitos participantes da pesquisa, permitindo um trabalho baseado na multimodalidade e nos multiletramentos, embora ainda precisem coexistir com os materiais impressos e exijam, da escola, dos alunos e dos professores, certo ajustamento a novas linguagens e metodologias.
Abstract: New digital information and communication technologies have substantially changed social practices, including those within the school environment. In this context, one of the resources that has drawn interest is the digital textbook, a resource already present in some educational institutions and that requires rethinking of the methodologies adopted by the teachers, as well as of the study strategies mobilized by the students. Considering that this type of resource, taken as an innovation, is often adopted without the prior approval of all its users, this monograph aims to explore the perceptions of high school students from a private school about the use of digital textbooks as substitutes of printed books. The corpus was formed from a set of data collected from the application of a questionnaire via Google Forms digital platform to 75 subjects from three different grades, who, as they started high school, were exposed to the use textbooks in their school routine. The statements of these subjects were used as both qualitative and quantitative data, analyzed by simple statistical methods (percentage contrasts) and by groupings based on similarities in their positions. Thus, five analytical categories were established: (i) predilection of digital over traditional, printed textbooks; (ii) perception of the role of printed technology in the context of use of digital textbooks; (iii) skills required for the use of digital textbooks; (iv) preparation of students and teachers for the use of digital textbooks; and (v) satisfaction with the use of digital textbooks. The theoretical foundation that supported the analysis includes studies related to themes such as: the textbook presence in education (LAJOLO, 1996; ZILBERMAN, 1996); multimodality in the constitution of the digital textbook (ROJO, 2012; ROJO; BARBOSA, 2015); the multiple faces of the digital textbook (FLATSCHART, 2014); and the use of digital textbooks in schools as resources for the consolidation of blended learning (BACICH; TANZI NETO; TREVISANI, 2015) and active methodologies (MORAN, 2015; 2018). From the results achieved, it is possible to conclude that digital textbooks have their importance to the research participants, allowing a work based on multimodality and multiliteracies, although they still need to coexist with the printed ones and require, from school, students and teachers, some adjustment to new languages and methodologies.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19654
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