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Título: Relato de experiência sobre a implantação do ensino híbrido em uma disciplina do stricto sensu
Título(s) alternativo(s): Experience report on the implementation of blended learning in a stricto sensu discipline
Autor(es): Nantes, Eliza Adriana Sheuer
Orientador(es): Kucharski, Marcus Vinicius Santos
Palavras-chave: Ensino híbrido
Ensino - Metodologia
Letramento digital
Aplicativos móveis
Blended learning
Teaching - Methodology
Computer literacy
Mobile apps
Data do documento: 19-Set-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: NANTES, Eliza Adriana Sheuer. Relato de experiência sobre a implantação do ensino híbrido em uma disciplina do stricto sensu. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Este trabalho, inserido na linha de pesquisa Metodologias Inovadoras na Educação, tem o objetivo de relatar a experiência da autora no processo de implementação do ensino híbrido, a partir de uma série de atividades teórico-práticas, em uma das disciplinas de um curso de pós-graduação stricto sensu de uma universidade privada. Para tanto, recorreu-se a aportes epistemológicos que versam sobre metodologias ativas, ensino híbrido, professor reflexivo e letramentos digitais. Como metodologia de pesquisa, optou-se pela abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso, com a seleção de dados balizados por fragmentos, imagens, relatos, de modo a ilustrar as proposições da pesquisadora, a partir de categorias específicas. Para a análise das ações do processo de transposição didática, a partir dos estudos de Smyth (1991), Schön (1992) e Liberali (2009), foram contempladas as categorias do “descrever”, do “informar”, do “confrontar” e do “reconstruir”, devidamente adaptadas ao contexto pesquisado. A análise do percurso apontou o predomínio do ensino híbrido no modelo de Rotação e, dentro deste, a proposta da Sala de Aula Invertida. Após a análise da descrição das atividades, foi possível confirmar que: os alunos tiveram acesso ao programa da disciplina e à explicação de todo um roteiro de atividades; houve tarefas individuais e em grupo; além de ter sido propiciada autonomia aos alunos, inclusive por meio de ações colaborativas, no sentido de eles ocuparem o papel discursivo de avaliadores dos trabalhos de seus pares. Por fim, no que diz respeito à prática docente, conclui-se que a adoção de metodologias ativas e do ensino híbrido ainda é um caminho a ser construído, havendo necessidade constante de aprofundamento na formação docente. Os resultados indicaram, ainda, que talvez o foco desse processo não deve ser o ensino híbrido, mas, sim, a aprendizagem híbrida.
Abstract: This work, inserted in the research line Innovative Methodologies in Education, aims to report the author’s experience in the process of implementation of blended learning, from a series of theoretical-practical activities, in one of the subjects of a stricto sensu postgraduate course at a private university. For this, we resorted to epistemological contributions that deal with active methodologies, blended learning, reflective teacher and digital literacy. As a research methodology, we opted for the qualitative approach, through a case study, with the selection of data based on fragments, images, reports, in order to illustrate the researcher’s propositions, from specific categories. For the analysis of the actions of the didactic transposition process, based on the studies of Freire (1977), Smyth (1991) and Liberali (2009), we defined the categories “describe”, “inform”, “confront” and “rebuild”, duly adapted to the researched context. The analysis indicated the predominance of blended learning in the Rotation model and, within it, the proposal of the Flipped Classroom. After analyzing the description of the activities, it was possible to confirm that: the students had access to the subject syllabus and the explanation of an entire activity script; there were individual and group tasks; and autonomy was provided to the students, including through collaborative actions, in order to make them play the discursive role of evaluators of the works of their peers. Finally, with regard to teaching practice, it is concluded that the adoption of active methodologies and blended learning is a way to be built, and there is a constant need for deepening in teacher formation. The results also indicated that perhaps the focus of this process should not be blended teaching, but rather blended learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19647
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