Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19610
Título: Estudo e aplicação de um modelo de gestão de custo em uma pequena empresa do ramo de comércio e montagem de imobiliário industrial em alumínio
Autor(es): Kuhn, Camila Koppe
Orientador(es): Torres, Ricardo Lobato
Palavras-chave: Pequenas e médias empresas
Contabilidade de custo
Custeio baseado em atividades
Empresas - Finanças
Small business
Cost accounting
Activity-based costing
Business enterprises - Finance
Data do documento: 24-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: KUHN, Camila Koppe. Estudo e aplicação de um modelo de gestão de custo em uma pequena empresa do ramo de comércio e montagem de imobiliário industrial em alumínio. 2017. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Financeira) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Este trabalho apresentou uma abordagem prático-teórico sobre os métodos de custeio disponíveis na literatura e qual deles seria o ideal para aplicar em uma pequena empresa localizada na cidade de Curitiba. Conceitos de contabilidade de custos, métodos de custeio, suas vantagens e desvantagens foram apresentados, assim como, foram apresentados o conceito de micro e pequenas empresas e sua importância econômica. Esses assuntos corroboraram a pesquisa de campo realizada em uma pequena empresa do ramo de comércio e montagem de mobiliário industrial em Curitiba, que inicialmente se utilizava do método de custeio integral para atender suas expectativas de metas, definição de preço e planejamento financeiro. Sendo que após o estudo realizado, alterou seu método para o de custeio variável onde encontrou novas oportunidades de controle através da visualização da margem de contribuição. A empresa ainda encontra-se em fase de adaptação, porém se diz satisfeita com o novo método utilizado. E com a abertura para começar a trabalhar também com serviços, deseja encontrar o melhor método que os auxilie de forma eficiente e eficaz no controle financeiro de sua empresa.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19610
Aparece nas coleções:CT - Gestão Financeira

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GESFIN_I_2016_02.pdf306,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.