Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19541
Título: Estudo de caso: ferramentas para definir estratégias chaves para o processo de cotação de uma indústria de autopeças
Autor(es): Alves, Daian Péricles
Orientador(es): Sousa, Paulo Daniel Batista de
Palavras-chave: Planejamento estratégico
Logística
Automóveis - Peças
Custo - Análise
Strategic planning
Logistics
Automobiles - Parts
Cost - Analysis
Data do documento: 14-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ALVES, Daian Péricles. Estudo de caso: ferramentas para definir estratégias chaves para o processo de cotação de uma indústria de autopeças. 2015 . 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Empresarial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Objetivo: Descrever os processos produtivos de manufatura e logística de uma empresa montadora de chassis, aplicando ferramentas de planejamento estratégico no fluxo de cotações para formação dos preços de venda dos produtos. Métodos: serão aplicadas ferramentas de planejamento estratégico para testar e avaliar a aplicabilidade das matrizes SWOT, Ansoff, Ambiental, Histórica, McKinsey, ADL e EFE. Resultados: foram obtidos resultados comparativos entre as matrizes determinando as que possuiram melhor aplicabilidade no processo de cotação em termos de utilidade e facilidade de utilização. Conclusão: Os objetivos iniciais foram atingidos após a descrição dos processos fabris e das metodologias utilizadas, bem como os resultados comparativos observados e tabulados após a aplicação das ferramentas selecionadas sobre planejamento estratégico. Em suma, as 7 ferramentas utilizadas tem sua aplicação específica e suas particularidades, porém a utilizada que apresentou melhor resultado para definir estratégias no processo de cotação foi a matriz SWOT. Muito embora, cada ferramenta possui sua utilidade e de certa forma elas são complementares entre si.
Abstract: Objective: To describe manufacturing and logistics processes from an automotive parts company, applying strategic planning tools on quoting process used to reach selling price of its products. Methods: It will be applied strategic planning tools to test and evaluate the applicability of SWOT, Ansoff, Environmental, Historic, McKinsey, ADL and EFE matrixes. Results: It were reached results in a comparative way among the matrixes applied in order to identify which one has the best applicability on quoting process in terms of utility and easiness to be applied on the case. Conclusion: Initial objectives were reached after describing manufacturing processes and used methodologies. Comparative results were also observed after the application of chosen strategic tools putting studied data on spreadsheet as well. In summary, the seven tools used presented their specific application and particularity, however the most useful one was SWOT matrix due to its wide applicability and its visual format in quadrants. Otherwise, each tool has its own utility and somehow they are complementary among them.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19541
Aparece nas coleções:CT - Gestão Empresarial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEGEMP_I_2015_05.pdf572,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.