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Título: Comportamento intraempreendedor: estudo de caso numa entidade privada sem fins lucrativos
Autor(es): Burakoski, Anna Régia
Orientador(es): Nascimento, Thiago Cavalcante
Palavras-chave: Empreendedorismo
Comportamento organizacional
Competências essenciais
Administração de empresas
Entrepreneurship
Organizational behavior
Core competencies
Industrial management
Data do documento: 14-Ago-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BURAKOSKI, Anna Régia. Comportamento intraempreendedor: estudo de caso numa entidade privada sem fins lucrativos. 2015. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Empresarial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: O presente estudo pretende identificar se o modelo de gestão adotado contribui para o incremento do comportamento intraempreendedor dos colaboradores de uma instituição privada sem fins lucrativos. Alega-se que o perfil intraempreendedor é uma possível alternativa frente às atuais competitividades mercadológicas, oriundas da inovação e dos anseios da sociedade, porém o perfil intraempreendedor, por si só, não tem poder se a empresa não colaborar e propiciar um ambiente aberto para esta prática. A metodologia adotada foi de abordagem quantitativa de natureza descritiva e realizou-se um survey com 92 colaboradores. Como resultados, observa-se que as ações intraempreendedoras são existentes na organização, mas algumas vezes acontecem de forma despercebida em função da dinâmica da empresa, e que o modelo de gestão adotado encoraja, estimula e sustenta as ações empreendedoras, condicionando o comportamento intraempreendedor dos colaboradores, cabendo à empresa alguns ajustes com o intuito de potencializar as ações já executadas.
Abstract: This study aims identify whether the management model adopted will contribute to the increase of intrapreneur behavior of employees of a private, non-profit institution. It is claimed that the intrapreneur profile is a possible alternative to face current market competitiveness, innovation and the aspirations of society, but the intrapreneur profile, by itself, has no power, if the company does not cooperate and provide an open environment for this practice. The methodology adopted was a quantitative descriptive approach and it was done with 92 employees. As a result, it was observed that this management model encourages, stimulates and supports the entrepreneurial actions, increasing the employee’s intraprenerial behavior, fitting to the company some adjustments in order to strengthen the actions already performed.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19539
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