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Título: Servidor público e a aposentadoria: um estudo sobre quais aspectos influenciam o servidor público a permanecer trabalhando após o direito adquirido para aposentar-se
Autor(es): Fonseca, Adilce das Graças
Orientador(es): Meneghetti, Francis Kanashiro
Palavras-chave: Aposentadoria
Servidores Públicos
Motivação (Psicologia)
Retirement
Public officers
Motivation (Psychology)
Data do documento: 14-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FONSECA, Adilce das Graças. Servidor público e a aposentadoria: um estudo sobre quais aspectos influenciam o servidor público a permanecer trabalhando após o direito adquirido para aposentar-se. 2015. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Empresarial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Ao atingir os critérios exigidos para requerer a aposentadoria, verificou-se que alguns servidores públicos optam por não o fazer, e assim continuam exercendo suas atividades profissionais. Diante dessa escolha, esta pesquisa visa investigar que motivações levam os servidores públicos federais, docentes de uma universidade tecnológica a postergar a aposentadoria, verificar quais as percepções dos entrevistados sobre a aposentadoria e os aspectos considerados relevantes na preparação e transição para essa nova fase da vida. Como instrumento de pesquisa optou-se por uma abordagem qualitativa, por meio de entrevista semiestruturada e análise de documentos. Para realização das entrevistas foram selecionados 10 docentes do Ensino Básico Técnico e Tecnológico, que já atingiram os critérios para se aposentar, porém se mantêm na ativa, e, após, foi realizada a análise dos dados. Os resultados encontrados revelam que as motivações para os docentes permanecerem trabalhando, deve-se ao fato de se sentirem produtivos e saudáveis, gostarem da atividade profissional e do ambiente de trabalho. Encontram no ambiente universitário realização pessoal e a possibilidade de estar em constante atualização. A percepção sobre a aposentadoria é vista como um momento de liberdade e dever cumprido, mas escolher a hora certa para se aposentar e encerrar definitivamente o vínculo funcional gera nos entrevistados inseguranças e incertezas. Assim, um programa de preparação para a aposentadoria é entendido como fundamental, pois, além de auxiliar o servidor no planejamento e adaptação, pode despertar novos interesses e competências.
Abstract: Upon reaching the required criteria to apply for retirement, it was found that some civil servants choose not to do so, and thus continue performing their professional duties. According to this choice, this research aims to investigate what motivation lead federal civil servants, teachers of a technological university, to postpone retirement, and to verify the perceptions of respondents about retirement and the aspects considered relevant to the preparation and transition to this new phase of life. As a research tool, we opted for a qualitative approach, through semi-structured interviews and document analysis. For the interviews, ten teachers of the career called EBTT (Basic, Technical and Technological Teaching), who have reached the criteria to retire but remain on active duty, were selected. After the interviews, analysis of data was performed. The results showed that the motivation for these teachers to remain working is due to the fact of feeling productive and healthy, enjoying the occupation and workplace. They find personal fulfillment in the university environment and the possibility of being constantly updated in their fields. The perception of retirement is seen as a time of freedom and accomplishment, but picking the right time to retire and definitely terminate the labor relationship generates insecurities and uncertainties in the respondents. Thus, a program to prepare people for retirement is seen as critical because, in addition to helping the servant in the planning and adaptation, can awaken new interests and skills.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19537
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