Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19507
Título: Fatores determinantes para escolha de distribuidores de medicamentos no estado do Paraná
Título(s) alternativo(s): Determining factors for the choice of drug distributors in the state of Paraná
Autor(es): Valente, Leonardo Rodrigues
Orientador(es): Nascimento, Thiago Cavalcante
Palavras-chave: Sistemas de distribuiçao de medicamentos
Logística
Clientes - Fidelização
Indústria farmacêutica
Drug delivery systems
Logistics
Customer loyalty
Pharmaceutical industry
Data do documento: 15-Out-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: VALENTE, Leonardo Rodrigues. Fatores determinantes para escolha de distribuidores de medicamentos no estado do Paraná. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Empresarial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: No setor de distribuição farmacêutica a concorrência entre empresas se concentra no campo da logística. O produto distribuído, ou seja, os remédios são caracterizados como commodity, pois os mesmos medicamentos podem ser adquiridos em outros distribuidores. Atualmente, é muito raro existirem distribuidores exclusivos de laboratórios no mercado. Portanto, além do produto fornecido, as distribuidoras oferecem serviços diferenciados e atrativos. Entende-se que esta diferenciação pode ser alcançada por intermédio da aplicação do marketing na logística, que consiste em oferecer alguns serviços que agradam aos clientes, por meio da disponibilidade do produto, pronta entrega e atendimento correto dos pedidos. De nada adianta todos os esforços de marketing e propaganda se o produto não é facilmente disponível, por isso a necessidade de um relacionamento mais adequado, mais seguro entre as empresas e seus clientes, seus fornecedores, a necessidade de ampliação de sistemas mais seguros.
Abstract: In the pharmaceutical distribution sector competition between companies is concentrated in the field of logistics. The product distributed, ie the medicines are characterized as commodity, as the same medicines can be purchased from other distributors. At present it is very rare to have exclusive distributors of laboratories on the market. Therefore, in addition to the product supplied, the distributors offer differentiated and attractive services. It is understood that this differentiation can be achieved through the application of marketing in logistics, which consists in offering some services that please the customers, through the availability of the product, prompt delivery and correct order fulfillment. It’s no use all marketing and advertising efforts if the product is not readily available, só the need for a more appropriate, more secure relationship between the companies and their customers, their suppliers, the need for more secure systems expansion.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19507
Aparece nas coleções:CT - Gestão Empresarial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_MBAGE_XVII_2017_13.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.