Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19490
Título: Aplicação das normas internacionais na área de segurança da informação para melhoria do sistema de gestão de segurança da informação em uma empresa pública de informática de grande porte
Autor(es): Abbema, Jetze Johannes Broer Moro Van
Orientador(es): Mendes, Christian Carlos de Souza
Palavras-chave: Empresas públicas
Gerenciamento de recursos de informação
Tecnologia da informação
Government business enterprises
Information resources management
Information technology
Data do documento: 17-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ABBEMA, Jetze Johannes Broer Moro Van. Aplicação das normas internacionais na área de segurança da informação para melhoria do sistema de gestão de segurança da informação em uma empresa pública de informática de grande porte. 2014. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo identificar pontos a serem melhorados e sugerir a implementação de boas práticas em uma empresa pública de informática de grande porte, baseando-se em Normas Internacionais na área de Segurança da Informação (ISO 27001:2006 e ISO 27002:2005). O estudo foi fundamentado pela análise da aplicabilidade destas normas na empresa em questão a fim de aumentar a proteção de seus ativos de TIC. A partir desta pesquisa foi possível apontar relevantes pontos para melhoria dos procedimentos relativos à segurança da informação.
Abstract: This essay has the objective of identifying points to be improved and sugests the implementation of good practices in a big public data processing company, based on Internacional Information Security Standards (ISO 27001:2006 and ISO 27002:2005). The study was substantiated by the analysis of the applicability of these standards in the company, in order to increase its protection in Information Technology and Communication. From this research it was possbible to identify relevant points to improve procedures related to Information Security.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19490
Aparece nas coleções:CT - Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GETIC_III_2015_8.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
435,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.