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Título: Um estudo sobre a terceirização em TI
Título(s) alternativo(s): A study about IT outsourcing
Autor(es): Rutkoski, Marco Aurelio Caporasso
Orientador(es): Miziara, Alexandre Jorge
Palavras-chave: Empreendedorismo
Terceirização
Tecnologia da informação
Terceirização - Serviços de informação
Entrepreneurship
Contracting out
Information technology
Contracting out - Information services
Data do documento: 21-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: RUTKOSKI, Marco Aurelio Caporasso. Um estudo sobre a terceirização em TI. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, 2018.
Resumo: Este trabalho vem abordar um apanhado de ideias. A partir de referências teóricas profissionais e pessoais, foi trabalhada uma fundamentação teórica que tem por objetivo principal mostrar que existem diferenças entre a terceirização dos serviços de TI oferecidos pela própria empresa e um PJ (Outsourcing ou Contratação Independente). A Gestão de TI enfrenta dificuldades no gerenciamento de seus projetos quando da administração de funcionários diretos; funcionário indiretos sejam eles contratados como uma única pessoa jurídica ou uma empresa com vários funcionários terceirizados. Embora existam as facilidades; financeiras, jurídicas e agora trabalhistas, a partir dessa miscelânea de formas de contratação, levanta-se a questão da discriminação entre as partes entre si. Este estudo analisa os fatores de riscos associados às políticas de terceirização da TI, adotadas pelas Administrações Tributárias Estaduais do Brasil. Desenvolve, para tanto, uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa e quantitativa nos estados Brasileiros. Utiliza, também, técnicas de análise de conteúdo. Os resultados revelam que as organizações investigadas utilizam largamente a terceirização em funções de TI, tanto operacionais quanto estratégicas.
Abstract: This paper approaches a collection of ideas. Based on theoretical and professional references, a theoretical basis was developed that has as main objective to show that there are differences between the outsourcing of the IT services offered by the company itself and a PJ (Outsourcing or Independent Contracting). IT Management faces difficulties in managing its projects when managing direct employees; employees, whether contracted as a single legal entity or a company with several outsourced employees. Although there are facilities; financial, legal and now labor, from this miscellany of ways of contracting, the question of discrimination between the parties rises. This study analyzes the risk factors associated with IT outsourcing policies, adopted by the State Tax Administrations of Brazil. To this end, it develops a descriptive, qualitative and quantitative research in the Brazilian states. It also uses content analysis techniques. The results show that the organizations investigated extensively use outsourcing in both operational and strategic IT functions.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19431
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