Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19430
Título: Inteligência artificial na gestão educacional: um estudo de caso com IBM Watson
Autor(es): Ortigara, Luiz Gustavo
Orientador(es): Pinheiro Junior, Luiz
Palavras-chave: Inteligência artificial
Tecnologia da informação - Educação
Escolas - Curitiba (PR)
Ensino - Administração
Artificial intelligence
Information technology - Education
Schools - Curitiba (PR)
Teaching - Management
Data do documento: 23-Out-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ORTIGARA, Luiz Gustavo. Inteligência artificial na gestão educacional: um estudo de caso com IBM Watson. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, 2018.
Resumo: Este trabalho tem como tema principal, apresentar um case de aplicação de ferramentas de Inteligência Artificial dentro de uma instituição de ensino, tendo como foco principal o apoio à Gestão Educacional. Para tal, foi utilizada a plataforma de Inteligência Artificial - Watson, da IBM. Essa plataforma possui uma gama de recursos disponíveis para aplicação, portanto, é imprescindível conhecer qual o nível e categoria de inteligência artificial pretende-se trabalhar, para que não ocorram divergências nos resultados apresentados pelas ferramentas de IA e no objetivo que se procura alcançar. Neste trabalho, os sistemas escolhidos foram o Personality Insights e o Tone Analyzer. O primeiro trabalha com a análise de características pessoais e o segundo busca estilos de emoção e comunicação, ambos utilizam a análise de textos ou a comunicação oral como base de dados. Foi realizado um estudo de caso num Colégio no Município de Curitiba – PR, denominado de forma fictícia Case Ortigara com dados de alunos que se formaram no ano de 2016. Foram utilizados as monografias escritas por estes ex-alunos para a prova do IB (international Baccalaureate). A instituição espera que a partir deste experimento, novos horizontes possam se abrir acerca da aplicação de ferramentas tecnológicas que venham a apoiar todos os setores, não somente o core business da Instituição, mas também, toda a administração, fazendo com que a partir deste trabalho, a Insituição, dentro de sua visão de inovação no segmento educacional, continue buscando um diferencial para agregar na sua gestão pedagógica, através do uso da tecnologia. Atualmente é inevitável não aceitar que as tecnologias estão sendo cada vez mais diferenciais estratégicos, as TICs (Tecnologia da informação e comunicação) agem como um elo disruptivo entre modelos de gestões tradicionais e os novos modelos inovadores, que usam como apoio as aplicações tecnológicas e recursos que estão sendo disponibilizados dia após dia.
Abstract: This final project has as main theme, to present a case of application of Artificial Intelligence tools within a teaching institution, having as main focus the support to Educational Management. For this, the platform of Artificial Intelligence - Watson, of IBM was used. This platform has a range of resources available for application, so it is imperative to know what level and category of artificial intelligence is intended to work, so that there is no divergence in the results presented by the IA tools and in the objective that is sought to achieve. In this work, the systems chosen were Personality Insights and Tone Analyzer. The first works with the analysis of personal characteristics and the second seeks emotion and communication styles, both of which use textual analysis or oral communication as a database. A case study was carried out at a College in the Municipality of Curitiba - PR, denominated in a fictitious Case Ortigara form with data from students who graduated in the year 2016. The monographs written by these alumni for the IB test were used (international Baccalaureate). The institution hopes that from this experiment, new horizons can open up about the application of technological tools that will support all sectors, not only the core business of the Institution, but also, the whole administration, making from this work , Insituição, within its vision of innovation in the educational segment, continues to seek a differential to aggregate in its pedagogical management, through the use of technology. Nowadays it is inevitable not to accept that technologies are becoming increasingly strategic differentials, ICTs act as a disruptive link between traditional management models and the new innovative models, which use technological applications and resources as support which are being made available day after day.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19430
Aparece nas coleções:CT - Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GETIC_VII_2018_08.pdf943,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.