Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19415
Título: Uma análise da maturidade e da usabilidade do portal público da secretaria da fazenda do estado do Paraná
Autor(es): Eich, Ana Glaucia Piegas
Orientador(es): Souza, Celso Candido de
Palavras-chave: Responsabilidade
Internet na administração pública
Portais da Web
Responsibility
Internet in public administration
Web portals
Data do documento: 6-Jun-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: EICH, Ana Glaucia Piegas. Uma análise da maturidade e da usabilidade do portal público da secretaria da fazenda do estado do Paraná. 2014. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo a análise do nível de maturidade e usabilidade do Portal Público da Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná, por meio de levantamento dos principais indicadores de desenvolvimento em governo eletrônico. Foi realizada revisão bibliográfica sobre temas como e-gov, e-democracy, accountability e participação popular. Para atingir o objetivo do estudo, foi realizada pesquisa de opinião a fim de analisar os fatores intervenientes do nível de maturidade e usabilidade do site, bem como realizada análise dos resultados a luz dos indicadores propostos. Os resultados mostram que a falta de integração de esforços e de clareza na definição de políticas oue uso das TIC podem ter interferido negativamente na difusão do e-gov na Secretaria. Além disso, a preocupação com a criação de modelos que viabilizem a prática da e-participação e da accountability por parte do Estado é incipiente, demonstrando que o grau de maturidade das iniciativas de governo eletrônico no órgão ainda encontra-se nos estágios iniciais.
Abstract: The purpose of this study is to analyze e-government in Paraná Finance State Secretariat, by identifying the maturity and usability levels of e-government. An extended bibliographical research about e-government, e-democracy, accountability and popular participation has been conducted. To reach this goal, some people have been interviewed about the site and the proposed indicators. The results show that the absence of efforts integration and clarity of the definitions of e-government policies may have interfered negatively on the diffusion of e-government In the Finance Secretariat. Also, the concern with the creation of models that improve the practice of e-participation and of accountability by the government is still in the beginning stages.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19415
Aparece nas coleções:CT - Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GETIC_I_2014_2.pdf873,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.