Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19399
Título: Automatizando processos de acesso a rede em empresas de telecom: o caso de uma empresa de telecomunicações
Autor(es): Rosa, Jacqueline Francielle da
Orientador(es): Mendes, Christian Carlos de Souza
Palavras-chave: Telecomunicações
Segurança de sistemas
Integração de aplicações corporativas (Sistemas de computação)
Telecommunication
System safety
Enterprise application integration (Computer Systems)
Data do documento: 26-Ago-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ROSA, Jacqueline Francielle da. Automatizando processos de acesso a rede em empresas de telecom: o caso de uma empresa de telecomunicações. 2013. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Atualmente tem-se uma preocupação com relação a acessos a rede corporativa, bem como em definir perfis de acesso no ambiente. Com um alto número de funcionários em empresas de Telecom, é inviável que a criação / bloqueio dos acessos a rede seja efetuada de forma manual. O processo manual para criar / bloquear os acessos a rede corporativa leva em torno de 5 minutos por usuário a ser criado ou bloqueado. O volume de contratações e demissões é considerável, tendo em vista o aquecimento do mercado. Os dados dos últimos 7 meses mostram que há uma média de 1000 demissões por mês e consequentemente 1000 novas contratações, sendo assim, para criar 1000 novos acessos e bloquear 1000 acessos, a equipe responsável necessita aproximadamente de 1 mês para executar a atividade e com a possibilidade de erros no processo. Com a implantação de um sistema de gerenciamento de identidade que gera/ bloqueia automaticamente os logins, bem como os privilégios de acesso dos usuários na rede, há uma redução de tempo de atendimento (SLA) para a criação / bloqueio de logins, minimizando o tempo de ociosidade de novos funcionários, evitando possíveis fraudes, possibilitando a equipe alocada para esta finalidade envolver-se em outros projetos de importância maior e evitar erros nas liberações e bloqueios de acessos.
Abstract: Currently has a concern with respect to access to the corporate network as well as to define access profiles in the environment. With a high number of employees in companies of Telecom, it is infeasible for the establishment / blocking of access to the network is performed manually. The manual process to create / block the access to the corporate network takes about 5 minutes per user to be created or blocked. The volume of hiring and firing is considerable, considering the heating market. The data of the last seven months show that there is an average of 1,000 layoffs / month and therefore new hires in 1000, so to create 1000 new hits and block access 1000, the team responsible requires approximately one month to run the activity and the possibility of errors in the process. With the implementation of an identity management system that generates / automatically blocks logins and access privileges of users on the network, there is a reduction of service time (SLA) to create / lock logins, minimizing the time idle new employees, avoiding possible scams, enabling staff allocated for this purpose engage in other projects of major importance and avoid errors in releases and locks access.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19399
Aparece nas coleções:CT - Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GETIC_I_2013_07.pdf889,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.