Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19344
Título: Gestão da qualidade e modelagem de processos em uma empresa prestadora de serviços de consultoria
Autor(es): Natal, Camila Maria
Orientador(es): Lima, Isaura Alberton de
Palavras-chave: Processo administrativo
Brainstorming
Administração de projetos
Administrative procedure
Brainstorming
Project management
Data do documento: 4-Nov-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: NATAL, Camila Maria. Gestão da qualidade e modelagem de processos em uma empresa prestadora de serviços de consultoria. 2013. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: As nações, e, consequentemente, as organizações, são levadas a adotarem estratégias diferenciadas e criativas para acompanharem a velocidade nas transformações das diferentes abordagens econômicas, políticas e sociais. Este estudo propõe modelar o processo de negócio de uma empresa prestadora de serviços de consultoria situada na cidade de Curitiba – PR. O método utilizado para o desenvolvimento do trabalho foi o estudo de caso. A consultoria foco do estudo possui em torno de trinta funcionários e fatura cerca de oito a dez milhões de reais por ano, através de projetos, entregues para os clientes por meio de um relatório. Para o desenvolvimento do estudo, foram realizados os procedimentos de levantamento, identificação e descrição dos processos. O levantamento utilizou-se do acesso aos documentos internos da empresa e da participação do pesquisador em reuniões gerenciais semanais da empresa. A identificação dos processos procedeu com o levantamento das atividades existentes nos processos de negócio através da ferramenta de qualidade brainstorming, e com checklist das atividades dos processos de negócio, com o estabelecimento do que é feito, por quem é feito, como é feito e qual o período de tempo, através da ferramenta de qualidade 5W2H. A descrição dos processos foi realizada através de fluxograma horizontal. As atividades descritas no fluxograma foram documentadas em procedimentos escritos. O estudo traz como resultado o mapeamento dos processos de negócio de uma empresa prestadora de serviços de consultoria e a documentação desses processos em procedimentos que estruturam como realizar as ações descritas.
Abstract: Nations, and accordingly organizations, are encouraged to adopt differentiated and creative strategies to monitor the speed of changes in different economic, political and social approaches. The purpose of this study is modeling the process of a consulting services company in Curitiba - PR. The method used to develop this study was the case study. The Company analyzed has around thirty employees and about eight to ten million dollars per year of revenues through projects, delivered to customers through a report. To develop this study all procedures were audited, identified and described. The auditing was done by accessing documents and by participating in weekly management meetings. The identification of processes proceeded by auditing the current activities in business processes through brainstorming and a checklist of business processes activities, establishment what is done , by whom it is made , how it is done and what the period of time through 5W2H quality tool. The description of procedures was performed through horizontal flow chart. The activities described in the flow chart were documented in written procedures. The study brings as a result the mapping process of a Consulting Services Company and documents of those processes that explain how to perform the actions described.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19344
Aparece nas coleções:CT - Gestão de Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GN_VII_2012_1_02.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.