Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19322
Título: Utilização do modelo de Rozenfeld para desenvolvimento de produto na criação de uma metodologia para novas formulações de massa em uma indústria cerâmica de médio porte
Título(s) alternativo(s): Application of the Rozenfeld model for product development in the creation of a methodology for new mass formulations in a medium-sized ceramic industry
Autor(es): Yamashiro, Carolina Kuya
Orientador(es): Santos, Rodrigo Villaca
Palavras-chave: Projeto de produto
Cerâmica - Indústria
Cerâmica (Tecnologia)
Louça
Inovações tecnológicas - Cerâmica
Product design
Ceramic industries
Ceramics
Ceramic tableware
Technological innovations - Pottery
Data do documento: 2-Abr-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: YAMASHIRO, Carolina Kuya. Utilização do modelo de Rozenfeld para desenvolvimento de produto na criação de uma metodologia para novas formulações de massa em uma indústria cerâmica de médio porte. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Desenvolvimento de Produtos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Este trabalho apresenta uma aplicação de metodologia de desenvolvimento de produto para o desenvolvimento de uma nova formulação de massa em uma indústria cerâmica de louça de mesa de médio porte. É justificado pela carência da indústria cerâmica por novas inovações e por uma necessidade urgente de novos desenvolvimentos em geral. Apresenta também uma pesquisa sobre os materiais cerâmicos, suas matérias primas e diagrama de fases. Aborda sobre os processos produtivos cerâmicos, principalmente nos casos de louça de mesa, que são basicamente a colagem em molde de gesso, que utiliza a massa em forma de barbotina e o torneamento, que utiliza a massa plástica. Como resultado há a criação da documentação para organização e registro dos desenvolvimentos de formulações e uma aplicação real é descrita no caso de uma matéria prima teste.
Abstract: Its presents an application of product development methodology for the development of a new mass formulation in a medium-sized tableware ceramic industry. It is justified by the shortage of the ceramic industry for new innovations and by an urgent need for new developments. It also presents a survey on ceramic materials, their raw materials and phase diagram. It deals with ceramic production processes, especially in the case of tableware, which are basically plaster casting, which uses ceramic suspension and and turning, which uses plastic mass. As a result there is the creation of documentation for organization and registration of formulations developments and an actual application is described in the case of a raw material test.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19322
Aparece nas coleções:CT - Gestão de Desenvolvimento de Produtos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEGDP_XIII_2019_1.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.